A Archimedes, uma empresa holandesa especializada em tecnologia para a produção de energia, garante que em breve lançará uma turbina eólica ideal para residências. O sistema é pequeno e não emite ruídos. Apelidada de Liam F1, a turbina promete ter um desempenho ideal para suprir 50% do consumo de energia de uma residência padrão. Segundo a empresa, o sistema pode ser facilmente instalado no telhado da casa, da mesma forma que acontece com os painéis solares.
Conforme publicado na revista científica Phys.org, a tecnologia é capaz de gerar 1.500 quilowatts/hora de energia, com ventos a cinco metros por segundo. Dessa forma, uma residência que utiliza placas solares e a nova turbina poderia ter toda a sua energia proveniente de fonte renováveis. “Quando há vento você usa a energia produzida pela turbina eólica e quando o sol está brilhando você usa as células fotovoltaicas”, explica o CEO da empresa, Richard Ruijtenbeek.
Os cientistas se inspiraram nas leis da natureza e nos teoremas do matemático grego Arquimedes, que, inclusive dá nome à empresa. “A forma da Liam é uma concha. Ela se adéqua automaticamente à posição do vento, para garantir a produção máxima”, explica o inventor Marinus Mieremet. A empresa garante que a turbina chega a ter rendimento de 80% e já estuda aplicar versões do sistema também em barcos e postes.
Fonte: Ciclo Vivo
Assessoria de Comunicação do Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design
Jéssika Cruz – Estagiária
Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012