Com a realização da Sessão Plenária Extraordinária na última sexta-feira (20), o Crea-SE encerrou as atividades do Plenário em 2024 em uma cerimônia marcada por reconhecimento e gratidão. O evento homenageou os conselheiros titulares e suplentes que encerram seus mandatos no próximo dia 31 de dezembro, destacando o trabalho dedicado e a contribuição essencial desses profissionais para o fortalecimento do Sistema Confea/Crea e Mútua e para a valorização das profissões tecnológicas.
“Quero expressar minha mais profunda gratidão a todos os conselheiros que estão encerrando seus mandatos neste mês de dezembro. O trabalho de cada um de vocês foi essencial para o sucesso das atividades do Plenário e para garantir o fluxo organizado e eficiente das nossas deliberações. Cada decisão tomada, cada análise criteriosa e cada contribuição feita durante as reuniões foram determinantes para os bons resultados que alcançamos em 2024. Esse compromisso e dedicação reforçam a importância do papel que vocês desempenham em prol da sociedade e da valorização das nossas profissões tecnológicas. Em nome do Crea-SE, deixo aqui o meu muito obrigado e o reconhecimento por todo o esforço e trabalho realizados”, destacou o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz.
A função de conselheiro, que é honorífica, é considerada um serviço de alta relevância à sociedade. Esses profissionais assumem uma missão que transcende o campo técnico, exercendo o papel de defensores da coletividade ao garantir a responsabilidade técnica nas atividades de engenharia, agronomia e geociências. Os conselheiros, na condição de representantes de entidades de classe ou instituições de ensino, têm um papel estratégico dentro do Sistema. Além de comporem o Plenário, eles participam ativamente das Câmaras Especializadas, onde deliberam sobre o registro de profissionais e empresas, estabelecem normas de fiscalização, julgam infrações e analisam casos omissos na legislação. Também atuam em comissões e grupos de trabalho, contribuindo para o aprimoramento das políticas do Conselho.