Crea-SE Itinerante: Diálogo com profissionais e lideranças no Sul do Estado fortalece a atuação das Engenharias, Agronomia e Geociências

Após quatro dias de atividades, entre reuniões técnicas, visitas a obras, palestras e fiscalizações em toda a região sul do estado, a segunda edição do Crea-SE Itinerante encerrou a programação na sexta-feira no município de Estância, com a realização da Sessão Plenária na Câmara de Vereadores da cidade. O encontro reuniu secretários municipais, parlamentares, representantes de entidades de classe, profissionais de engenharia, agronomia e geociências, além de convidados.

O programa Crea-SE Itinerante é uma iniciativa ampla e estratégica, voltada para aproximar o Conselho dos profissionais do Sistema e, de forma fundamental, estabelecer um diálogo sólido e produtivo com as lideranças políticas e gestores dos municípios. “Com este Programa, visamos fortalecer parcerias com os poderes Executivo e Legislativo, reconhecendo que a união entre o conhecimento técnico e a atuação política é indispensável para o desenvolvimento sustentável e a criação de políticas públicas eficazes. Queremos que o Crea-SE Itinerante seja um canal direto para profissionais da área técnica que atuam no interior, mas também um espaço para discutir demandas locais e regionais, apoiar a formulação de soluções práticas e conjuntas e contribuir de forma concreta para a execução de projetos que promovam avanços em infraestrutura, desenvolvimento urbano e rural e gestão ambiental”, ressalta o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz.

Pres. Câmara de Vereadores de Estância, Cristóvão Freire (dir.) e o Pres. do Crea-SE, Dilson Luiz

Em sua fala, o presidente da Câmara de Vereadores de Estância, Cristóvão Freire, expressou a honra de ver o parlamento municipal como o centro de debates que visam o progresso e o desenvolvimento regional. Ele enalteceu a escolha do presidente Dilson Luiz para que a plenária ocorresse na “casa do povo” estanciano, considerando esta iniciativa uma deferência à população e um símbolo de respeito à representatividade do município. “O Crea-SE Itinerante realizado em toda a região sul do estado foi uma oportunidade de dar voz aos anseios e demandas de todos os municípios da região e, em especial, dos profissionais das engenharias, agronomia e geociências”, disse Cristóvão.

Pres. do Crea-SE, Dilson Luiz (dir.) e Rafael Góes, Sec. de Infraestrutura e Obras de Estância

“É um evento de suma importância para nossa cidade e para toda a região sul do estado. O Crea-SE Itinerante representa um marco ao tratar de temas fundamentais para os municípios, como a fiscalização de obras e a regulamentação do uso de agrotóxicos, questões que impactam diretamente o cotidiano das nossas comunidades e a qualidade dos serviços prestados. A presença do Crea-SE em nossa região é um avanço significativo, pois permite que profissionais que atuam no interior, muitas vezes afastados dos centros de decisão, tenham acesso direto às orientações, regulamentações e suporte técnico de que precisam”, avaliou Rafael Góes, secretário de Infraestrutura e Obras de Estância, que no evento representou o prefeito da cidade, Gilson Andrade.

Após as falas iniciais dos convidados, foi oficialmente iniciada a Sessão Plenária do Crea-SE, com comunicados da presidência, das Câmaras Especializadas e das Comissões. A pauta da Sessão abordou uma série de assuntos estratégicos para o Conselho e os profissionais da área.

Entre os itens principais, foi realizada a apreciação da prestação de contas do Conselho referente ao mês de setembro, cujos relatórios foram detalhadamente analisados, julgados e aprovados pelos conselheiros. A Sessão também aprovou uma alteração no regimento interno do Crea-SE, refletindo atualizações relevantes para as operações do Conselho, e a recomposição do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Manual do Condomínio, com novos membros designados para dar continuidade a esse projeto.

Além disso, os conselheiros dedicaram-se ao exame e relato de diversos processos, cumprindo o compromisso com a transparência e o rigor técnico nas deliberações do Conselho. Na sequência, foi realizada a apresentação do desempenho da Mútua, entidade de assistência social dos profissionais, feita pelo diretor-geral, Daniel Brito, que destacou os avanços e benefícios proporcionados pela instituição. A Sessão também contou com a participação do CreaJr, reforçando o vínculo e a integração dos estudantes e recém-formados com o sistema profissional, em um ambiente de troca e desenvolvimento.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.