Delegação do Crea-SE contribui de forma assertiva para os debates estratégicos da 79ª Soea

CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO AQUI

Durante os quatro dias da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), encerrada na última quinta-feira, a delegação do Crea-SE participou de maneira intensa nas palestras, painéis e atividades desenvolvidas no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia. Junto a lideranças do Sistema Confea/Crea/Mútua, o grupo contribuiu para discussões importantes sobre educação, tecnologia e inovação, com foco no futuro sustentável do Brasil. O evento reuniu mais de 6 mil profissionais de todas as regiões do país, abordando temas estratégicos para as engenharias, agronomia e geociências.

A presença ativa do Crea-SE foi destacada em diversas frentes, com a delegação participando ativamente em temas como as ações globais de combate às mudanças climáticas, o papel do sequestro de carbono no agronegócio e as possibilidades de inovação na construção civil através da digitalização com o uso do BIM.

A interação e presença do público também foi significativa no painel sobre cidades inteligentes e desenvolvimento urbano sustentável, o tema foi abordado com ênfase na importância de soluções tecnológicas para transformar os centros urbanos em ambientes mais eficientes, conectados e sustentáveis. As discussões focaram em como a tecnologia pode ser utilizada para promover o desenvolvimento econômico, aliado à inclusão social e à sustentabilidade. Foi ressaltada a necessidade de integrar inovação tecnológica com políticas públicas que garantam o acesso igualitário aos serviços urbanos, ao mesmo tempo em que se prioriza a preservação ambiental e a qualidade de vida dos cidadãos.

O presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, destacou a relevância do evento para a troca de conhecimentos e o fortalecimento de parcerias. “A Soea é um evento essencial para a nossa categoria. Tivemos a oportunidade de discutir temas fundamentais para o futuro das engenharias e da agronomia, e o Crea-SE contribuiu de forma decisiva para essas discussões. Gostaria de agradecer à Mútua, que foi peça-chave ao viabilizar a participação de nossa delegação, além dos nossos parceiros, como o Governo de Sergipe, a Prefeitura de Aracaju e o Grupo Maratá, cujo apoio foi fundamental. Parabenizo o presidente do Crea-BA e o Confea pela excelente organização, e todos os envolvidos, pelo sucesso do evento.”

Homenagens

A cerimônia de entrega da Láurea ao Mérito, a mais alta distinção concedida pelo Sistema Confea/Crea, marcou o início das atividades do segundo dia da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), no Centro de Convenções de Salvador. Doze profissionais foram homenageados com a Medalha do Mérito, enquanto outros 12 profissionais falecidos tiveram seus nomes inscritos no Livro do Mérito. Além disso, três empresas receberam a Menção Honrosa. A honraria celebra aqueles que contribuíram de forma exemplar para a história e o desenvolvimento do maior conselho profissional do Brasil.

Soea 2025

O próximo encontro da engenharia nacional já tem data e local marcados. Vitória, no Espírito Santo, será a sede da 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que ocorrerá entre os dias 6 e 9 de outubro de 2025. Com o tema central “Engenharia, agronomia, geociências, sustentabilidade e transformação digital: projetando caminhos para o futuro do Brasil”, o evento promete reunir profissionais de todo o país para debater os rumos da inovação tecnológica, sustentabilidade e os desafios das áreas técnicas no contexto de um Brasil em transformação.