Nota de Esclarecimento

Em resposta à nota de repúdio divulgada pelo Sindicato dos Servidores em Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional e Entidades Coligadas e Afins do Estado de Sergipe (SINDISCOSE), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) vem a público esclarecer os fatos e reafirmar seu compromisso com a integridade e o respeito no ambiente de trabalho.

1.Desde o início da gestão, em janeiro, o Crea-SE instaurou reuniões mensais com todos os servidores para ouvir suas demandas e promover a correção de rumos na administração. Este espaço tem sido fundamental para a comunicação e ajuste das diretrizes do Conselho.

2.Na última reunião realizada em 12/08/2024, foi levantada uma manifestação de insatisfação que, ao final, foi esclarecida como um mal-entendido entre a cobrança de metas e práticas de assédio moral. A assembleia retornou a um ambiente de harmonia e compromisso com o desenvolvimento do Órgão.

3.A gestão do Crea-SE sempre se manteve aberta ao diálogo e à resolução de qualquer questão levantada por servidores. Ao longo dos últimos sete meses, não houve denúncias formais de assédio moral, apenas questionamentos sobre a condução das atividades diárias.

4.A nota de repúdio do SINDISCOSE carece de especificidade, não apontando fatos, acusados ou vítimas, o que impossibilita a apuração adequada das alegações.

5.O Crea-SE tem se disponibilizado para averiguar quaisquer denúncias através de sua ouvidoria e do gabinete da presidência, conforme demonstrado na abertura de canais para reportar desvios de conduta.

6.Em conformidade com o Decreto Federal nº 12.122/2024, que estabelece um Programa Federal de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação, o Crea-SE já vem adotando medidas, mesmo antes da sua publicação atendendo aos pré-requisitos agora estabelecidos, desconsiderando as alegações infundadas, inócuas e ineptas apresentadas pelo SINDISCOSE.

Lamentamos que a nota de repúdio do SINDISCOSE se baseie em generalizações e não no diálogo construtivo com a gestão, que sempre se colocou à disposição. O Crea-SE reitera seu compromisso com a integridade e legalidade dos seus atos e se mantém à disposição para esclarecer qualquer dúvida ou questão que possa surgir.