FPI em Aquidabã localiza quase 20 mil litros de agrotóxicos armazenados irregularmente

A equipe Agrotóxicos da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) em Sergipe, coordenada pela engenheira agrônoma e assessora técnica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), Paula Braz,  encontrou quase 20 mil litros de agrotóxicos e duas toneladas do produto granulado armazenados de forma irregular em uma usina no município de Japoatã. A equipe da FPI também se deparou com a reutilização e o descarte inadequado das embalagens, o que levanta sérias preocupações com a preservação do meio ambiente e a segurança da população.

A coordenadora Paula Braz destacou a relevância da ação  promovida pela FPI, que busca sensibilizar os produtores e a população em geral sobre a importância do uso responsável desse produto. Ela ressaltou que o acompanhamento de um profissional habilitado é essencial para garantir o seu uso correto, bem como resguardar a saúde das pessoas e a preservação do meio ambiente.

“A operação nos municípios alvos serve como um alerta para a importância da fiscalização constante e do cumprimento das normas regulamentadoras no uso dos agrotóxicos. Ações como essa são fundamentais para construir um cenário agrícola mais responsável e consciente, preservando o bem-estar da população e o futuro das gerações que dependem da terra e dos recursos naturais para sua subsistência”, avalia Paula.

A FPI/SE é uma iniciativa conjunta coordenada pelos Ministérios Públicos Federal, Estadual, do Trabalho e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A ação integrada reúne quase 200 profissionais de 30 instituições, incluindo o Crea-SE, que atuam em diferentes frentes para fiscalizar e promover medidas de conscientização e educação ambiental