Crea-SE lança Programa Jovem Engenheiro

Lançamento do Programa Jovem Engenheiro no auditório do TCE-SE

MAIS FOTOS DO EVENTO ACESSE AQUI

Na última quarta-feira (12), o Crea-SE lançou oficialmente o Programa Jovem Engenheiro, oferecendo uma oportunidade ímpar aos profissionais recém-formados do estado. O Programa chega com a proposta de impulsionar a carreira desses engenheiros, fornecendo orientação, networking e capacitação, uma forma de apoiar e guiar os jovens engenheiros, permitindo que desenvolvam suas habilidades e se tornem profissionais de destaque na área da engenharia, agronomia e Geociências.

Ao lado de lideranças do Sistema Confea/Crea/Mútua, o presidente do Crea-SE enfatizou a importância de implantar o Programa para acolher e integrar os profissionais no Sistema. Ele ressaltou a necessidade de envolvê-los nas atividades do Crea e das entidades de classe, visando o crescimento conjunto e a participação ativa na engenharia. “O Programa Jovem Engenheiro desempenhará um papel fundamental na jornada dos profissionais recém-formados. Além de oferecer orientação profissional, proporcionará uma rede valiosa de contatos, acesso a informações relevantes e capacitação contínua”, afirma Silveira.

Samuel Ribeiro, assessor da Presidência do Confea

O assessor da presidência do Confea, Samuel Ribeiro, que no evento representou o presidente do Conselho Federal, Joel Krüger parabenizou o Crea-SE pela iniciativa. “A criação do Programa reflete a sensibilidade do presidente Jorge Silveira  em reconhecer as necessidades e desafios enfrentados pelos jovens engenheiros, proporcionando um suporte diferenciado para impulsionar suas trajetórias profissionais. Essa iniciativa demonstra o compromisso do Crea-SE em investir no desenvolvimento e crescimento da nova geração de engenheiros, contribuindo para o fortalecimento da profissão e para o avanço da engenharia como um todo”, afirma Samuel.

Conselheiro do TCE, Luis Alberto Menezes

O lançamento contou com a presença do conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe Luis Alberto Meneses, que no evento,  representou o presidente do TCE, Flávio Conceição.Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o conselheiro falou sobre as diversas possibilidades de atuação decorrentes dos conhecimentos técnicos obtidos na graduação em engenharia e destacou a importância do profissional buscar sempre a qualificação.  ​“Não tenho dúvida de que, entre os profissionais formados em nossas universidades, os engenheiros estão entre os mais qualificados, até mesmo por ser um dos cursos mais difíceis para se formar. É importante que continuem investindo na qualificação profissional e nos estudos, buscando cada vez mais informação”, orientou Luis Alberto Meneses.

Vice-presidente do Crea-SE, Helenice Garcia apresenta a proposta do Programa Jovem Engenheiro

Ao apresentar o Programa Jovem Engenheiro, a vice-presidente do Crea-SE, engenheira química Helenice Leite Garcia expressou sua confiança na proposta e enfatizou o apoio do Conselho aos profissionais recém-formados que estão saindo das instituições de ensino. Ela convidou os jovens engenheiros a aproveitarem essa oportunidade e se envolverem ativamente no Programa, que visa impulsionar suas carreiras e oferecer suporte durante essa fase crucial de transição para o mercado de trabalho.

Posse dos coordenadores do Programa Jovem Engenheiro

A implantação do Programa foi oficializada com a posse dos integrantes das seis coordenarias. A equipe será responsável por desenvolver projetos e atividades, orientar e guiar os jovens engenheiros.

A programação trouxe palestras enriquecedoras, provocando uma interação significativa entre participantes e palestrantes. O tema “Marketing na Engenharia” foi abordado por Ênio Padilha, enquanto Felipi Machado compartilhou valiosas reflexões ao ministrar o tema “Sou Engenheiro e Agora”. Os palestrantes Ronaldo Patriota e Fernando Dacal compartilharam suas próprias experiências numa abordagem leve e dinâmica  sobre “Engenharia da Vida”.

No lançamento do Programa Jovem Engenheiro do Crea-SE, outro ponto alto da programação foi a presença de renomados profissionais, com vasta experiência, que compartilham suas trajetórias inspiradoras com os recém-formados. Com mensagens motivadoras, os profissionais renomados destacaram a importância da perseverança, do aprendizado contínuo e do aprimoramento das habilidades técnicas e comportamentais. “Essa interação entre gerações promove um ambiente propício ao crescimento profissional e ao desenvolvimento de uma nova geração de engenheiros capacitados e preparados para os desafios do mercado atual”, avalia o presidente Jorge Silveira.

No ato de lançamento, o público teve a oportunidade de conhecer os benefícios que são disponibilizados pela Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea). A apresentação foi feita pelo Diretor de Benefícios, Carlos Vilhena que destacou as ações e projetos da Caixa. “Nossa missão é atuar como entidade assistencial do Sistema Confea/Crea e Mútua prestando serviços, ações e benefícios diferenciados que propiciem melhor qualidade de vida aos mutualistas. Com a visão de ser referência na prestação de benefícios e serviços aos profissionais com registro no Crea”, disse ele.

Também conheceram as vantagens da previdência complementar da Mútua. “Além de oferecer facilidades financeiras ao longo da vida laboral, a Mútua proporciona vantagens também na hora de se aposentar. Por isso, oferece o TecnoPrev, o plano fechado de previdência complementar, administrado pela BB Previdência, do Banco do Brasil. Entre as vantagens, é possível encontrar taxas inferiores às praticadas no mercado”, apresentou Rodrigo Castilho, gerente de Previdência da Mútua.