O Programa Qualifica Crea-SE foi destaque no primeiro dia de programação do BIM Forum Conference Brasil, que acontece no World Trade Center São Paulo,por promover, gratuitamente, a qualificação e capacitação dos profissionais de engenharia das Prefeituras de Sergipe na plataforma BIM. O projeto apresentado pelo presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira, foi amplamente ressaltado em todos os painéis do evento, evidenciando a expertise e o compromisso do Conselho em impulsionar a qualidade e excelência na engenharia e, acima de tudo, em preparar os profissionais para as exigências BIM em obras públicas e para nova lei de licitações.
A explanação do presidente Jorge Silveira recebeu elogios entusiasmados dos participantes do BIM Forum Conference Brasil. Com uma visão perspicaz, opresidente o Crea-SE ressaltou a importância de proporcionar aos profissionais da engenharia as competências necessárias para lidar com as novas tecnologias e garantir a excelência na entrega de obras e serviços públicos. Sua explanação demonstrou o compromisso do Conselho em promover o desenvolvimento e impulsionar a adoção do BIM no contexto governamental, como forma de aprimorar os processos de projeto, construção e gestão de empreendimentos. Também explicou de que forma o Crea-SE tem contribuído para ajudar os profissionais da engenharia que atuam em Prefeituras a se capacitarem para essa nova realidade.
“O Crea tem oferecido cursos e treinamentos para familiarizar os profissionais com as práticas e ferramentas do BIM, preparando-os para atender às demandas e desafios dessa nova era da engenharia”, disse Jorge Silveira, que no evento, representou o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger.
O primeiro dia de programação foi aberto com ampla discussão sobre a nova lei de licitações e as exigências BIM em obras públicas, em uma abordagem clara e objetiva sobre a Lei 14.133/2021 que irá substituir a antiga Lei de Licitações 8.666. Nesse painel, representantes do TCU, governo e legislativo, debateram sua visão sobre a exigência de BIM nessa Lei e seus impactos para os órgãos públicos. A programação será encerrada nesta terça-feira.