O Fórum de Presidentes dos Creas Nordeste encerrou nesta terça-feira(4/4) sua programação, em Aracaju, com a aprovação de cinco propostas para a pauta do Colégio de Presidentes (CP) que será realizado no período de 17 a 19 deste mês, em Recife (PE). Na capital sergipana, as lideranças se reuniram por dois dias para discussão de demandas específicas de cada regional e para tratar de temas atuais e relevantes para a Engenharia, Agronomia e Geociências. Os participantes também trocaram experiências e ideias sobre as melhores práticas e soluções para os desafios enfrentados pelo setor no Nordeste.
CONFIRA AQUI MAIS FOTOS DO FÓRUM
Entre as propostas aprovadas está a alteração do art. 7º da Resolução 1.066/2015. A propositura, apresentada pelo presidente do Crea-PE, Adriano Lucena visa igualar os critérios de concessão de desconto de até 90% no valor da anuidade, para os profissionais seniores, tanto do sexo masculino, quanto do sexo feminino, estabelecendo nos referidos casos a partir de 60 anos de idade ou 30 anos de registro no Sistema Confea/Crea. Atualmente, o desconto para homens começa aos 65 anos, enquanto para mulheres a partir dos 60 anos.
Na reunião, os presidentes também propuseram colocar na pauta do próximo Colégio de Presidentes, a discussão sobre um novo cronograma para implantação do SEI Multiórgãos, plataforma de gestão de documentos e processos eletrônicos, que traz importantes benefícios em relação à transparência, eficiência e economia de recursos. A sugestão foi apresentada pelo presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija.
Outro item aprovado pelo Fórum para ser colocado em discussão no CP refere-se ao andamento do processo de apoio do Confea com o PDV dos Creas. Os presidentes também discutiram a aprovaram a proposta de revisão das diárias para a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA) que será realizada no período de 8 a 11 do próximo mês de agosto, em Gramado (RS).
SOEA 2024
E por falar em SOEA, a Bahia é candidata a realizar o evento no ano de 2024. A proposta apresentada pelo presidente do Crea-BA foi aprovada no Fórum e agora será encaminhada para avaliação no Colégio de Presidentes.
Programa Mulher
Outro assunto em pauta aprovado no Fórum foi à participação das coordenadoras do Programa Mulher nos Fóruns de Presidentes dos Creas Nordeste. A sugestão apresentada pela presidente do Crea-AL, Rosa Tenório tem com o objetivo ampliar e fortalecer as ações do Programa na região.
O coordenador do Fórum e presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira destacou a relevância da reunião. “Encerramos a primeira edição do Fórum de Presidentes dos Creas Nordeste do ano de 2023 com um balanço positivo e produtivo das discussões realizadas, as quais culminaram em propostas importantes que agora serão encaminhadas ao Colégio de Presidentes para análise. O trabalho realizado nesses dois dias de reunião reforça o compromisso das lideranças com os profissionais da região Nordeste; do Sistema e com a sociedade em geral”, ressalta o coordenador.