O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe ( Crea-SE) inicia nesta quinta-feira (16), o ciclo de palestras preparatórias para o 8º Congresso Estadual de Profissionais da Engenharia e da Agronomia (CEP). O evento que será realizado nos dias 25 e 26 de julho deste ano, traz como tema central “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”.
A programação do CEP-SE começa pelo Instituto Federal de Sergipe- Campus Aracaju – com uma palestra sobre ‘Atuação Profissional- os rumos da formação profissional da Engenharia e da Agronomia Brasileiras’, tema que será ministrado pela engenheira agrônoma, Marina Franca. Ao todo serão ministradas oito palestras preparatórias, sendo duas na capital e seis no interior do Estado, especificamente nos municípios de São Cristóvão (2); Estância; Itabaiana; Nossa Senhora da Glória e Lagarto.
Nesta edição, o Congresso tem como eixos temáticos: Inovações Tecnológicas: Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia; Recursos Naturais: O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade; Infraestrutura: A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia; Atuação Profissional: Os rumos da formação profissional da Engenharia e da Agronomia brasileiras; Atuação das empresas de Engenharia : Governança das empresas de Engenharia e obras públicas; Defesa e Fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à Sociedade; Tecnologia e Inovação; e Carreira e Prerrogativas da Engenharia e da Agronomia.
Os eventos preparatórios têm por objetivo incentivar a participação dos profissionais e acadêmicos no debate de ideias e propostas, as quais serão apresentadas e avaliadas durante o 8º CEP. É o que explica o presidente do Crea-SE, Arício Resende ao ressaltar que nesta etapa também serão escolhidos sete delegados, sendo três com mandatos e quatro sem mandatos, os quais participarão do 10º CNP- Congresso Nacional de Profissionais, que ocorre de 20 a 21 de setembro em Palmas (TO).
O Presidente do Crea-SE ressalta ainda que todas as propostas aprovadas no CEP seguem para a última etapa, o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que se constitui em um espaço de discussão para a definição de estratégias, planos e programas de atuação, por meio da proposição de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão.