Os conselheiros federais eleitos pelo Estado de Sergipe, engenheiros agrônomos João Bosco de Andrade Lima Filho (titular) e Laerte Marques da Silva (suplente) foram diplomados nesta segunda-feira (8/1) em Brasília, onde participam de treinamento para se familiarizarem com os procedimentos e as ferramentas utilizadas durante as sessões plenárias do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O treinamento que prossegue até quarta-feira (10), reúne os doze novos conselheiros federais – titulares e suplentes – eleitos em 15 de dezembro para o mandato 2018/2020.
Além da capacitação, está prevista na programação deste primeiro contato dos conselheiros com a equipe técnica do Confea a entrega dos notebooks e celulares corporativos, fotos para o crachá, criação de e-mails e senhas, entre outros. No último dia de treinamento, haverá simulação de votação eletrônica de um processo, na forma como é feita durante uma Sessão Plenária.
Na abertura do treinamento, o presidente do Confea, Daniel Salati, ressaltou a necessidade de renovação no
Sistema Confea/Crea e Mútua. “Enquanto eu estiver sentado aqui [na cadeira da Presidência], será agora a grande chance que temos de mudar este Sistema. Mudar para valer”, afirmou.
Após o discurso do presidente, o gerente de Planejamento e Gestão (GPG) do Confea, Alexandre Borsato, e a arquivista Marina Garcia, do Setor de Documentação (Sedoc), apresentaram aos novos integrantes do Plenário o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), implantado no Confea no fim do ano passado.
O treinamento teve prosseguimento com uma palestra da Superintendência Administrativo- Financeira (SAF). Suas atribuições e estrutura, bem como dados sobre o orçamento e o centro de custos para atividades institucionais, internas e externas relativas ao exercício de 2018, foram apresentados pelo superintendente Rodrigo Zotti de Araújo, pelo gerente de Orçamento e Contabilidade (GOC), Júlio César Gonçalves de Miranda e pela gerente de Finanças, Esther Felipe Gonçalves de Melo. Dados relativos ao Sistema de Passagens e Diárias foram apresentados pela chefe do Setor de Logística (Selog), Glaice Lourenço Ferreira Lima, e pela assessora Eliane Carmen Santana Campos.
Durante a semana, os conselheiros atenderão, ainda, palestras sobre o Programa de Desenvolvimento Sustentável (Prodesu); e sobre estrutura, finalidades e competências das comissões, dos grupos de trabalho, do Conselho Diretor e do Comitê de Avaliação e Articulação.
Novos conselheiros:
Sergipe
Eng. Agr. João Bosco de Andrade Lima Filho
Eng. Agr. Laerte Marques da Silva (suplente)
Rio de Janeiro
Eng. Eletric. José Chacon de Assis
Eng. Eletric. Jorge Luiz Bittencourt da Rocha (suplente)
Amapá
Eng. Ftal. Laércio Aires dos Santos
Eng. Ftal. Edmar da Silva Lopes Filho (suplente)
Representante de Instituições de Ensino Superior – modalidade: Engenharia
Eng. Civ. Osmar Barros Junior
Eng. Civ. Enid Brandão Carneiro Drumond (suplente)
Acre
Eng. Civ. Ricardo Augusto Mello de Araújo
Eng. Civ. Marcio Henrique Rodrigues de Oliveira (suplente)
Alagoas
Eng. Prod. Mec. Zerisson de Oliveira Neto
Geol. Oswaldo de Araújo Costa Filho
Confira aqui a lista completa dos conselheiros do Confea
Equipe de Comunicação do Confea