Crea-SE conquista assento em Grupo de Trabalho do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia

Os conselheiros do Crea-SE, engenheiro eletricista, Sérgio Maurício Mendonça Cardoso e o engenheiro civil, Ronald Donald são os novos  integrantes do Grupo de Trabalho do Confea. O GT foi criado com o objetivo de discutir a harmonização entre as modalidades de engenharia elétrica e engenharia civil.

dscn0140
Eng. Civil, Ronald Donald
66460a72-cb42-4f33-aba9-6400278f1bb3
Eng. Eletricista, Sérgio Maurício Mendonça

“Vamos trabalhar no sentido de buscar um entendimento e um consenso nos campos de sombreamento e propor medidas pertinentes junto às comissões permanentes do Confea para solucionar conflitos identificados”, explica Sérgio Maurício que também exerce a função de Coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) do Crea-SE.

Para Sérgio Maurício, o sombreamento não seria um grande transtorno se os profissionais fossem éticos o bastante para discernir seus limites, capacidades e potencialidades, executando apenas funções de conhecimento profundo em sua área de atuação ou então buscar e qualificar o seu conhecimento em determinada atividade. “A ética e a responsabilidade não estão sempre presentes e o resultado desse comportamento é verificado nos vários processos de pessoas incapazes de exercer funções ou profissionais mal capacitados que de forma arriscada e desastrosa colocam em risco a sociedade. Apesar de tudo, é possível um exercício harmônico nas profissões”, defende ele.

O engenheiro civil, Ronald Donald reforça que o Grupo de Trabalho visa dirimir dúvidas e conciliar conflitos de atribuições existentes entre os profissionais  em face da multiplicidade de atribuições e das áreas de sombreamentos de atividades que envolvem o exercício das profissões. “Vamos nos reunir sistematicamente para tentar resolver, juntos, o problema de sombreamento de atividades desenvolvidas por engenheiros civis e engenheiros eletricistas”, disse.

Ronald também destaca que ‘a incapacidade de entendimento entre os profissionais da engenharia civil e da engenharia elétrica vem se mantendo ao longo do tempo, de forma a exigir, vez por outra, a delimitação de atividades através do martelo do judiciário. Não obstante, se analisarmos o que dispõe conceitualmente a Resolução 1073/2016 do Confea, vemos que a este cabe definir em regulamentos próprios, as atribuições profissionais – aí entendendo-se “Ato específico de consignar direitos e responsabilidades , na defesa da sociedade, para o exercício da profissão de acordo com a formação profissional obtida em cursos regulares…” reforça ele.

O engenheiro ressalta a necessidade da inter-relação entre o Conselho Profissional e a Academia em um preparar melhor os alunos de um lado, e o outro exercer suas competências constitucionais de maneira adequada, sem criar óbices ao livre exercício profissional, para todos aqueles que tenham obtido habilidades e competências formais. “Sinto-me orgulhoso em representar meus colegas de todo o Brasil nesta discussão no Grupo de Trabalho harmonização civil e elétrica, no sentido de buscar um consenso e reduzir os atritos internos”. que sejamos harmônicos no decidir!

GT

Instituídos pelo Plenário do Confea, os Grupos de Trabalho tratam de assuntos que vão desde questões estruturais do Sistema e estudos para alterações de leis e normas vigentes (como nos casos de sombreamento de atribuições com profissões de outros e conselhos e da representação dos técnicos de nível médio nos plenários) à sustentabilidade e a projetos de lei de interesse dos profissionais da área tecnológica.