Os participantes da 73ª Soea puderam conhecer projetos selecionados na primeira edição do Prêmio Mútua de Empreendedorismo. Em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o prêmio recebeu inscrições de profissionais registrados nos Creas e estudantes de nível médio, tecnológico, graduação e pós-graduação de cursos reconhecidos pelo Confea e de pós-graduação de áreas correlatas e afins ao Sistema Confea/Crea. Os projetos selecionados foram analisados pelo corpo técnico da Anprotec.
Os vencedores da premiação são: Regis Chrystian da Silva, eng. amb., tec. seg. trab. e estudante de Engenharia Civil do Centro Universitário Leonardo da Vinci, de Timbó (SC), com o trabalho “Promoção de melhorias e reformas em residências de baixa renda”; o eng. quim. e associado da Mútua-BA Francislei Santa Anna Santos, que criou um “Novo processo/produto de captura de CO2 da atmosfera com óxido de grafeno em suspensão aquosa”; e o profissional do Paraná, eng. mec. Luis Felipe Coelho, com o projeto “Equipamentos para facilitar a produção nos setores de construção civil, agrícola e mineração”.
A Caixa de Assistência também lançou o Mútua Premia como forma de reconhecer e divulgar projetos ligados ao desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos que foram apresentados para solicitação de recursos dos benefícios da Mútua Inovação, Energia Renovável e Propriedade Intelectual.
Foram premiados o eng. civ. Roberto Böell Vaz, da Mútua-SC, com a iniciativa inovadora “Veículo aquático de navegação autônoma”; o tec. agropec. e associado da Mútua-RS Rui Ernesto Goncalves de Oliveira, com o “Aplicativo mobile para sistemas de informações geográficas”; o eng. eletric. da Mútua-TO Marcus André Oliveira, por ter utilizado o benefício Energia Renovável para compra e instalação de sistema de energia solar por placas fotovoltaicas em sua residência.
Durante a premiação, o presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães, destacou que “a atual gestão da Mútua tem prezado pelo desenvolvimento de ações que incentivem a inovação e o empreendorismo”. Conheça os projetos em www.mutua.com.br.
Inovação na pauta de debates
Além das premiações, a Mútua também inova ao convidar o empreendedor e palestrante Reinaldo Normand para abordar um tema desafiador: “Perfil na atuação de brasileiros no exterior”, nesta quarta-feira, no auditório máster, às 11h. Fundador da empresa de jogos sociais 2Mundos, Normand tem vinte anos de experiência na indústria de tecnologia. Atualmente trabalha no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), e está na Soea para compartilhar sua experiência.
Normand criou um console voltado para os mercados emergentes com capacidade de baixar jogos pela rede 3G e com investimento de uma gigante da área de tecnologia. Com esse projeto, ele partiu para outro desafio, fundando, assim, a 2Mundos. Reinaldo é também autor de Vale do Silício, lido por mais de 100 mil pessoas, que explica como funciona a região mais inovadora do planeta. Possui um programa sobre inovação semanal no Canaltech, baseado neste livro. Seus vídeos foram vistos por mais de um milhão de pessoas em 2015.