Teste do sistema de votação eletrônica para as eleições 2023 será em 25 de Outubro

O plenário aprovou o regulamento para a realização de um teste do sistema de votação eletrônica para as eleições gerais 2023, durante a sessão plenária 1.651, do Confea, realizada na última quinta-feira (28/9). Marcado para a data de 25 de outubro próximo, durante sessão plenária ordinária do Federal, o teste será realizado junto à empresa Webvoto Tecnologia em Eleições Ltda com transmissão pelo canal do YouTube do Confea. O processo eleitoral das Eleições Gerais do Sistema será realizado no dia 17 de novembro.
O presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, frisou que os profissionais não deverão votar simultaneamente e ratificou a qualidade dos procedimentos de segurança adotados. “O contrato com a empresa executora estabelece sua capacidade. Além de tudo, temos também uma empresa responsável pelo processo de auditoria, com todas as certificações e todos os cuidados que preconizam a administração pública, o que foi observado pela CEF, como tem sido ao longo dos anos. Portanto, é um zelo adicional para que este plenário também observe, antecipe e conheça detalhadamente o processo e o sistema de votação”, comentou.

Conforme expresso pelo coordenador da comissão, eng. civ. Daltro Pereira, no texto da deliberação, “o principal objetivo do teste é tornar o processo de votação mais claro e simples. Isso garantirá que os profissionais possam exercer seu direito de voto de maneira eficaz. Além disso, esta medida visa aprimorar a usabilidade do sistema, contribuindo assim para a transparência e eficiência do pleito no âmbito do Sistema Confea/Crea e Mútua. Todos estão sendo convidados a fazer história no Sistema, principalmente este plenário”.

O regulamento define que poderão atuar como eleitores: os conselheiros federais do Confea; o presidente em exercício do Confea; o diretor-presidente em exercício da Mútua; o coordenador do Colégio de Presidentes; o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden); os superintendentes Administrativo e Financeiro, de Estratégia e Gestão, de Integração do Sistema e ainda os gerentes regionais do Confea; o gerente de Tecnologia da Informação e a equipe de assessoramento da CEF, além da equipe de fiscalização da contratação. “Fizemos com o maior número possível de eleitores, atendendo a uma decisão plenária de 2022. Haverá todos os procedimentos similares à eleição geral”, afirmou o conselheiro Daltro Pereira.

O ambiente de teste do sistema de votação incluirá, no mínimo, duas candidaturas fictícias para os cargos de presidente do Confea; presidente de Crea; conselheiro federal; diretor geral e diretor administrativo da Caixa de Assistência de Profissionais do Crea.  Os candidatos inscritos serão comunicados. A empresa The Perfect Lin, contratada para a prestação de serviços de auditoria do processo eleitoral eletrônico, se manifestará considerando a análise de teste de desempenho e de segurança do ambiente de teste do sistema de votação, através de relatório sobre os procedimentos adotados até 24 horas.

“Fizemos várias indagações a respeito do background tecnológico que vai ser utilizado, justamente por questões de ataque de DDOS, quando um hacker poderia coordenar um ataque em massa a um IP fixo e congelar os servidores. Mas eles estão utilizando uma estrutura de Arquitetura Zuri que usa servidores na nuvem, em rede.  Em paralelo, redundantemente, tem o centro de dados que, na medida em que você aumenta o tráfego de dados, ele automaticamente vai chamando outros servidores para trabalhar em paralelo. É o que a gente chama de computação paralela, aumentando a capacidade de memória. Dessa forma, não há esse risco de ataque de DDOS ou um ataque similar. A precaução está sendo feita em redundância, na nuvem e com servidores em terra. Mesmo que o acesso se dê simultaneamente, o sistema vai funcionar bem. Estamos atentos à questão técnica. Inclusive, está sendo feita uma série de vídeos pelas empresas executora e fiscalizadora, mostrando a segurança do pleito”, discorreu o conselheiro federal eng. eletric. eletron. Genílson Pavão, integrante da CEF, em esclarecimento ao conselheiro federal eng. mec. William Barbosa.