Soea da inovação inaugura nova era no Sistema Confea/Crea

A quinta-feira (10), marca o último dia da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), considerada como uma das edições mais inovadoras dos últimos anos e com o maior número de participantes, mais de 6 mil pessoas entre profissionais, lideranças e público em geral. Sob o tema “Educação, Tecnologia e Inovação para um Futuro Sustentável”, o evento destacou a importância desses elementos para enfrentar os desafios globais de sustentabilidade, com foco em cidades inteligentes, descarbonização e biocombustíveis.

No discurso de encerramento, o presidente do confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, agradeceu às equipes do Confea e dos Creas. “Se houve algo de errado a culpa é minha, mas o que deu certo é fruto do trabalho conjunto dos colaboradores do Confea e dos Creas. Finalizo colocando o Sistema Confea/Crea e Mútua à disposição da sociedade”.

Na ocasião, o diretor-presidente da Mútua, eng. civ. Joel Krüger, agradeceu os mais de 6 mil semanistas que participaram do evento, além de presidentes dos Creas, conselheiros, colaboradores e demais participantes. “Alegria de chegarmos no encerramento desta Soa, e termos entregue uma belíssima semana. A Mútua se sente honrada de ter participado de diversas atrações, com especial destaque para o espaço kids, compromisso que havíamos feito na Soea de Gramado”, comemorou. Krüger também fez um agradecimento especial à sua equipe da Mútua, que trabalhou com afinco durante toda a Semana.

O último dia também foi marcado pela tradicional passagem de bandeira, com o presidente da edição anfitriã, eng. agrim. Joseval Carqueija, entregando o símbolo para o presidente do Crea-ES, eng. agr. Jorge Silva, que receberá a 80ª Soea em 2025, em Vitória. O presidente do Crea-BA, eng. civ. Joseval Carqueija, agradeceu aos participantes pelo sucesso da edição, que foi considerada a mais inovadora do Sistema Confea/Crea. “ A Soea tem duas felicidades: uma quando a gente recebe a bandeira, e outra quando entrega. É um compromisso enorme que a gente assume com os profissionais do Brasil .Muito axé para todos! Retornem com muita felicidade, levem esta alegria contagiante da Bahia para todo o Brasil e para o mundo”, saudou o presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, antes de encerrar a Semana.

“Com muito carinho, vamos fazer uma Soea igual ou melhor que esta! Estamos aprendendo com o Crea-BA. É uma alegria receber vocês e estaremos preparados”, disse Jorge Silva, presidente do Crea- ES, ao receber a bandeira da Semana e celebrar o fato de que a maior delegação presente em Salvador é a do Espírito Santo, com 455 participantes. “O desenvolvimento sustentável passa pela Engenharia, pela Agronomia e pela Geociências, passa pelo aperfeiçoamento profissional, o maior evento da área é a Soea, e a maior de todas foi Salvador, e a maior será Vitória. Felicidades e até lá!”

Esta será a quinta vez que o estado capixaba receberá o evento, que já ocorreu no Espírito Santo em 1944, 1975, 1991 e 2005. O Conselho capixaba tem mostrado sua força ao reunir a maior delegação pela segunda vez consecutiva, com a participação de 455 profissionais na Soea de Salvador. Essa liderança destaca o engajamento do estado nos debates sobre o futuro da engenharia, agronomia e geociências, áreas que desempenham um papel essencial no desenvolvimento nacional.

Com a 80ª Soea, o Espírito Santo se prepara para promover um evento que não apenas fomente o debate técnico, mas também fortaleça a integração entre os profissionais. Após a edição de 2024 em Salvador, que destacou inovação e sustentabilidade, a Soea de 2025 será uma oportunidade para aprofundar discussões importantes  para o futuro do Brasil, consolidando a importância dos profissionais da área tecnológica no país.

Antes do encerramento, o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. civ. Hederaldo Rodrigues Gomes, explicou sobre a confecção da Carta Declaratória de Salvador, que reafirma o compromisso dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua com a sustentabilidade e inovação. “Também estimulamos parceria com governos federal, estadual e municipal, setor privado e instituições de ensino para fomentar a pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, disse o coordenador do Cden. O documento destaca a importância de uma educação inclusiva e de qualidade alinhada à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conexão Bahia x Espírito Santo
A disputa entre as moquecas capixaba e baiana é uma rivalidade culinária bem conhecida no Brasil, com diferenças marcantes nos ingredientes e no preparo. Cada versão é emblemática de seus respectivos estados — Espírito Santo e Bahia — e carrega características únicas que alimentam o debate sobre qual delas é a “melhor”.

De 6 a 9 de outubro de 2025, durante a 80ª Soea, cujo tema será “Engenharia, agronomia, geociências, sustentabilidade e transformação digital: projetando caminhos para o futuro do Brasil”, os participantes terão a oportunidade de experimentar essas delícias e talvez, finalmente, ajudar a resolver essa rivalidade histórica.

Esperamos todos em Vitória, para a 80ª Soea, onde o conhecimento, a tecnologia e o sabor, se encontram!