Sessão Plenária do Crea-SE é marcada por transparência e participação democrática de candidatos

A Sessão Plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), realizada segunda-feira (9/10), foi marcada por um ambiente democrático e transparente, onde os candidatos à presidência do Crea-SE e à direção da Mútua-SE tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas aos conselheiros e convidados. “Essa iniciativa reforça o compromisso do Conselho com a promoção de uma gestão transparente e participativa, refletindo a importância de eleições para a escolha dos líderes que conduzirão as entidades nos próximos anos”, avalia o coordenador da Comissão Regional Eleitoral do Crea-SE, Gessé Romão Neto.

Participaram da Sessão, os candidatos à presidência do Conselho, Alexsandro Meireles Menezes dos Santos e Dilson Luiz de Jesus Silva; os candidatos à direção geral da Mútua-SE, Daniel Brito Andrade e Luiz Diego Vieira Lopes. Também presentes, os postulantes ao cargo de diretor administrativo da Mútua-SE, Claudio Soares de Carvalho Júnior e Flávio Augusto Santos de Goes, e os candidatos ao cargo de diretor financeiro da Mútua-SE, Lalchand Kumar e André Luis Silva de Araújo.

Cada candidato à presidência do Crea-SE teve a oportunidade de expor suas ideias no plenário, com um tempo de 10 minutos para apresentação. Já os candidatos à direção da Mútua-SE tiveram um tempo de 5 minutos, cada um, para apresentar suas propostas aos presentes.

Regimentos

A Sessão Plenária também foi marcada por importantes decisões, além da análise e julgamento de processos em curso. Durante a reunião, foram apresentados e aprovados os regimentos de três iniciativas estratégicas, delineando diretrizes fundamentais para o futuro das profissões de engenharia e agronomia no estado.

O primeiro destaque foi o Regimento do Programa Jovem Engenheiro do Crea-SE, que define as bases para o funcionamento do Programa voltado para a capacitação e desenvolvimento de jovens profissionais nas áreas técnicas. A aprovação desse regimento reforça o compromisso do Crea-SE com a formação e a inserção qualificada dos jovens engenheiros e agrônomos no mercado de trabalho, contribuindo para o crescimento profissional e a inovação no setor.

Outro importante marco foi a aprovação do Regimento do Colégio Estadual de Instituições de Ensino do Sistema Confea/Crea/Mútua, que estabelece as diretrizes para o funcionamento deste órgão. O Colégio desempenha um papel fundamental na coordenação e na melhoria contínua dos cursos de engenharia e agronomia em Sergipe, promovendo a qualidade da educação e a sintonia com as demandas do mercado.

Por fim, o Regimento do Fórum de Empresas Públicas e Privadas da Engenharia e Agronomia de Sergipe também foi aprovado, definindo as bases para o funcionamento deste espaço de diálogo e colaboração entre empresas e profissionais das áreas técnicas. Sua aprovação fortalece a cooperação e o desenvolvimento do setor, proporcionando um ambiente propício para o crescimento e a inovação.

Desativação de poços de petróleo e gás

Ainda na Sessão Plenária, conselheiros e convidados tiveram a oportunidade de se aprofundar em um tema de extrema importância para Sergipe e para o setor de engenharia em geral. A convite do Crea-SE, o engenheiro mecânico Edson Wandré e o engenheiro de petróleo e gás Sani Emmanuel delinearam as oportunidades significativas que o cenário de Sergipe oferece no contexto do descomissionamento, tanto em áreas onshore quanto offshore. Suas contribuições forneceram insights valiosos que enriqueceram consideravelmente o debate sobre o futuro das operações de petróleo e gás em Sergipe.

Os palestrantes agradeceram e parabenizaram o Conselho por abrir espaço para discussão do tema sobre o descomissionamento de forma responsável e sustentável. “À medida que a indústria evolui e as operações se encerram, é essencial considerar cuidadosamente os aspectos ambientais, sociais e econômicos envolvidos, sendo, portanto, primordial a necessidade de implementar práticas e políticas que promovam um descomissionamento eficiente e consciente, garantindo o bem-estar das comunidades e a preservação do meio ambiente”, pontuaram os engenheiros.

Mútua-SE

Também na  Sessão Plenária, o diretor geral da Mútua-SE, Ronald Donald, proferiu uma apresentação detalhada sobre as atividades e iniciativas da Caixa de Assistência. Nesse contexto, foi destacado um notável aumento no número de associados, refletindo o crescente interesse dos profissionais pelas vantagens e benefícios atualmente oferecidos. Ronald Donald compartilhou informações relevantes sobre como essas ações têm impactado positivamente a comunidade de engenheiros e profissionais afins, enfatizando a importância da Mútua-SE no apoio aos seus associados