Sessão Plenária do Crea-SE destaca parceria com a Energisa na prevenção de acidentes elétricos

CONFIRA AQUI MAIS FOTOS DA SESSÃO

Além de relatos e julgamentos de processos, a Sessão Plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) realizada na última  segunda-feira (10)  abriu espaço para uma discussão fundamental sobre a prevenção de acidentes envolvendo rede elétrica. A convite do presidente do Conselho, Jorge Roberto Silveira, o Coordenador do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Energisa Sergipe, Robson de Almeida Jezler, apresentou dados estatísticos referentes a esse tipo de acidente.

Com base no Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2023- ano base 2022- realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), no ano passado 162 pessoas perderam a vida no Brasil, em decorrência de acidentes em rede elétrica. Desse total, 41,9% ocorreram na região Nordeste e 3,1% em Sergipe.

Na ocasião, Robson de Almeida reforçou a necessidade de ampliar o conhecimento sobre os cuidados necessários ao lidar com a eletricidade, bem como incentivar a denúncia de irregularidades e a busca por serviços de qualidade e certificados. Também destacou a importância de consolidar a parceria com o Crea-SE, em uma ação mútua de prevenção de acidentes, visando a preservação da vida e o bem-estar da sociedade sergipana.

O presidente Jorge Roberto Silveira reiterou a importância da discussão do tema e colocou o Conselho à disposição. “O Crea tem o poder e a responsabilidade de fiscalizar e inspecionar as instalações elétricas para garantir que estejam em conformidade com as normas de segurança. Essa fiscalização inclui a verificação das condições das redes elétricas, sistemas de aterramento, instalações prediais, entre outros”, disse o presidente.

A Sessão Plenária também teve momento de homenagens.  O Programa Mulher do Crea-SE prestou homenagem às entidades de classe que indicaram mulheres para compor o plenário do Conselho. “Esta ação é um reconhecimento à importância da representatividade feminina na tomada de decisões e no fortalecimento do Sistema Confea/Crea/Mútua”, afirma a coordenadora do Programa Mulher, Isabella Lima Veiga. Durante a homenagem, destacou-se o compromisso das entidades em promover a igualdade de gênero e a inclusão no âmbito profissional.

“A presença das mulheres no plenário do Crea é um marco significativo na busca por uma sociedade mais equitativa e justa. Essa iniciativa ressalta a valorização do talento e do potencial das engenheiras incentivando-as a conquistar espaços de destaque e contribuir para o desenvolvimento da área”, disse Jorge Silveira.