Sergipe é escolhido para sediar a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia em 2026

Reunião do Colégio de Presidentes dos Creas, em Manaus.

Reunidos na semana passada em Manaus (AM), os presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia aprovaram, por unanimidade, a proposta de realizar a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) de 2026 em Sergipe. A indicação será apresentada ao Plenário do Confea para homologação. Esta será a 81ª edição do evento e, pela primeira vez na história, ocorrerá em Sergipe, marcando uma conquista significativa para a engenharia sergipana.

O estado de Sergipe foi escolhido, por unanimidade, para sediar a Soea em 2026

A escolha de Sergipe como sede da Soea/2026 confere um caráter duplamente festivo às comemorações, pois o ano marcará o 50º aniversário do Crea-SE.  “Em 2026, o Conselho completará meio século, e nada poderia ser mais simbólico do que celebrar essa data com a Soea. Estamos certos de que será um evento inesquecível, que colocará Sergipe no centro das atenções do Brasil, mostrando a força e a relevância das engenharias, agronomia e geociências. É um momento histórico para todos nós”, comemora o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz.  Antes de Sergipe, a Soea será realizada em Salvador (BA), no período de 10 a 13 de outubro deste ano. Em 2025, a sede do evento será em Vitória (ES).

Presidente do Crea-SE, Dilson Luiz

Soea 2024Confira a programação

Ainda na reunião do CP também foi realizado o sorteio dos estandes dos Creas na ExpoSoea/ 2024.  O Crea-SE vai ocupar o stand número 5. A comissão organizadora do evento também apresentou a estrutura do espaço, tamanho dos stands e detalhes da decoração. A  79ª edição da Soea  deste ano traz como tema central “Educação, Tecnologia e Inovação para um futuro sustentável”

A terceira reunião ordinária de 2024 do CP foi realizada em Manaus a fim de celebrar o aniversário de 50 anos do Crea-AM, ocasião que contou com solenidade na Assembleia Legislativa do estado, reunindo diversas personalidades da engenharia local. “O Crea é história. Se chegamos aqui foi por causa de todos vocês que estão aqui”, enalteceu a presidente do Regional amazonense, Alzira Miranda.

Os trabalhos do CP foram conduzidos pelos presidentes do Crea-TO, Daniel Iglesias e pelo presidente do Crea-SE, Dilson Luiz . Entre os itens da pauta, a Tabela de Códigos de Obras e Serviços (TOS) e a implementação do BIM (Modelagem da Informação da Construção).

No último dia de reunião, os presidentes dos Creas receberam a nova diretoria da Mútua – Caixa de Assistência do Crea, que, ao assumir o mandato no último domingo (25/8), é composta pelo diretor-presidente Joel Krüger, e pelos diretores Carlos Antônio Xavier, Edson Kuwahara, Emanuel Mota e Evânio Nicoleit.