O Seminário Responsabilidade Civil – Conselhos e Profissionais em Diálogo reuniu gestores, representantes de entidades, profissionais e representantes das engenharias da agronomia e das geociências. O evento, nessa terça-feira (23), no auditório do Sebrae, em Aracaju, promoveu palestras e debates que estimularam a reflexão sobre a responsabilidade civil dos profissionais na atuação diária.
O evento trouxe como palestrantes, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Vinícius Marchese e engenheiro eletricista e escritor, Claude Pasteur (Crea-SC) e o diretor financeiro da Mútua-SE, André Luiz Araújo.
O presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, comemorou a realização de mais um evento que leva capacitação aos profissionais, e que os aproxima do Conselho. Ele ainda reforçou que a proposta principal foi levar orientações para evitar que profissionais incorram em faltas éticas.
“Estamos tendo muita denúncia de falta ética, por isso, a gente precisa, não só fiscalizar, mas instruir como esse profissional deve proceder de forma correta, para que não venha a ter percalço, não só jurídico, mas também ético dentro do Conselho. O evento foi um sucesso. Auditório lotado, palestras excelentes, muitas perguntas. Quero agradecer a todos os envolvidos, especialmente ao Sebrae, que nos cedeu este espaço”, falou.
O presidente do Confea, Vinícius Marchese, destacou que o evento foi uma oportunidade de despertar mudanças nos profissionais e gestores, e também de prestar conta sobre sua gestão à frente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
“Falei um pouquinho de todos os projetos que estão em andamento no Confea, que vão impactar diretamente à vida de todos os profissionais, não só de Sergipe, mas do Brasil inteiro, além de prestar contas do mandato, do que a gente tá fazendo. Aqui também é uma oportunidade de saber como que a gente pode, lá do Confea, ajudar aqui o Crea-SE, para que os profissionais possam ser profissionais melhores pro mercado. Para que a gente consiga construir, realmente, um ecossistema muito melhor pra todo mundo”, ressaltou.
Com foco na ideia do melhoramento coletivo, o assessor de projetos estratégicos do Crea-SE, Jorge Silveira, destacou que o seminário é uma ação de valorização dos profissionais das áreas vinculadas ao Sistema Confea/Crea.
“Aplicamos um formato que valoriza os profissionais das engenharias, da agronomia e das geociências. Tratamos de assuntos importantes, que precisam estar em pauta para melhorar a atuação profissional. O Crea-SE vai estar sempre promovendo e aprimorando iniciativas como esta”, falou.
Entre os palestrantes convidados para participar do seminário, esteve o engenheiro eletricista, escritor e ex-servidor do Crea-SC, Claude Pasteur, que falou sobre os aspectos jurídicos e legais da responsabilidade civil na atuação profissional.
“Infelizmente, a maioria dos profissionais não se atenta para os riscos que decorrem do exercício profissional. Esses riscos podem levar a responsabilizações, tanto na área civil, como também responsabilizações nas áreas criminal, trabalhista e administrativa.Então, o meu objetivo foi trazer esse tipo de informações aos profissionais para que eles fiquem conscientes dos riscos que é exercer uma profissão como a nossa, para que tomem cuidado para se prevenir de possíveis ações judiciais e processos administrativos”, destacou.
O seminário foi finalizado com a palestra do diretor financeiro da Mútua Sergipe, André Luiz, que falou sobre o seguro de responsabilidade civil, mais uma vez reforçando sobre os riscos que decorrem do exercício profissional.
“O seguro é ofertado pela Mútua – Caixa de Assistência para os Profissionais. Então, todo associado da Mútuta que registrou no mínimo 5 ARTs no ano anterior, ele tem gratuitamente um seguro de responsabilidade civil, que vai fazer uma cobertura, uma proteção para o profissional em problemas jurídicos, problemas para quitação de honorários, em obras ou com funcionários. É uma proteção necessária”, finalizou.