Seminário Eleitoral 2014 é realizado para aperfeiçoar eleições do Sistema Confea/Crea

 

O conselheiro federal e coordenador da CEF, João Francisco dos Anjos (à dir.), e o advogado e assistente da CEF, João de Carvalho
 

70 participantes estiveram presentes no Seminário Eleitoral 2014 do Sistema Confea/Crea e Mútua, entre coordenadores e assistentes das Comissões Eleitorais Regionais (CERs) e dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas), que finalizaram suas contribuições na terça-feira, 2, para a elaboração de um documento a ser submetido ao Plenário pela Comissão Eleitoral Federal (CEF), do Confea, objetivo principal do seminário.

Por sugestão dos próprios coordenadores, foi criado um grupo de e-mail a fim de facilitar a troca de informação e esclarecimentos de possíveis dúvidas durante o processo eleitoral, o que, para João de Carvalho, advogado e assistente da CEF, revela a disposição de colaboração no sentido de dar transparência e nivelamento aos procedimentos.

O conselheiro federal e coordenador da CEF, João Francisco dos Anjos (à dir.), e o advogado e assistente da CEF, João de Carvalho
O conselheiro federal e coordenador da CEF, João Francisco dos Anjos (à dir.), e o advogado e assistente da CEF, João de Carvalho

Questões como a do profissional que quiser votar, mas que estará  distante de seu Crea de origem – aquele que fornece o registro profissional –, já têm algum consenso em andamento. A solução, ainda em debate, pode ser a opção de esse profissional poder avisar seu Crea de origem onde estará no dia da eleição. Este Regional, por sua vez, terá a responsabilidade de liberar o nome desse eleitor para a jurisdição do Crea indicado pelo profissional, ao mesmo tempo em que retira esse nome de sua lista original. Essa solução independe de o profissional ter ou não visto para atuar fora da área do registro.

Os eleitores aptos a votar para eleger os presidentes do Confea, dos Creas, conselheiros federais em cinco estados e diretores-gerais da Mútua, devem estar em dia com suas obrigações junto ao Crea, como pagamento de anuidade, emolumentos, multas, taxas e ART. Já para eleger os diretores administrativos da Caixa de Assistência, a partir de uma lista de candidatos elaborada pela Mútua, há necessidade que os eleitores sejam mutualistas, ou seja, sejam associados à Mútua.

As eleições estão marcadas para o dia 19 de novembro. As urnas serão de lona, ao contrário da eleição anterior, uma vez que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em função das eleições gerais, não liberou as urnas eletrônicas. As urnas estão nas sedes dos Creas, Inspetorias e Escritórios de Representação, e esses têm que ser informados à CEF. Empresas e entidades de classe, assim como instituições de ensino superior, podem optar por instalar ou não pontos de votação.

Informações sobre o calendário eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua, acesse: Eleições 2014.

Assista aos depoimentos de participantes:

– Coordenador da Comissão Eleitoral Regional do Crea-RO, Carlos Antônio Borges

– Coordenador da Comissão Eleitoral Regional do Crea-SE, Sérgio Cardoso

– Coordenadora da Comissão Eleitoral Regional do Crea-RN, Vera Lúcia Gomes

– Coordenador da Comissão Eleitoral Regional do Crea-PR, Itamir Montemezzo

– Assessora da Comissão Eleitoral Regional do Crea-TO, Lorena de Faria

– Assessor jurídico da Comissão Eleitoral Regional do Crea-PA, Antonio Sérgio Caetano

– Assistente da Comissão Eleitoral Regional do Crea-BA, José Augusto de Queiroz

Notícias relacionadas:

– Com 70 participantes, Seminário Eleitoral levará à elaboração de documento orientador para todo o Sistema Confea/Crea

– Confea promove Seminário Eleitoral do Sistema Confea/Crea a partir de segunda-feira

Fonte: Maria Helena de Carvalho – Equipe de Comunicação do Confea


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.