Com o objetivo de aprimorar suas práticas de transparência, em conformidade com as exigências legais e recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU), o Crea-SE tem se engajado em discussões estratégicas sobre o tema. Um exemplo disso foi a participação no Seminário de Transparência do Sistema Confea/Crea e Mútua, promovido pelo Confea. O evento contou com a presença do presidente do Crea-SE, Dilson Luiz, e das colaboradoras Amanda Marchi, controladora do Crea-SE, e Gabriela Leite Baldarelli Crepaldi, Ouvidora do Conselho.
“A participação no Seminário de Transparência foi extremamente enriquecedora. O conteúdo abordado, especialmente em relação à governança responsável e à importância dos dados abertos, reforçou nosso compromisso com uma gestão ainda mais eficiente e transparente. O evento nos proporcionou uma visão clara sobre como podemos melhorar continuamente nossos processos administrativos, sempre alinhados às exigências do TCU e às melhores práticas de gestão pública. Esse tipo de encontro é essencial para fortalecer o Sistema Confea/Crea e assegurar que continuemos oferecendo serviços de excelência para nossos profissionais e a sociedade.” É o que avalia o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz.
O evento tratou de temas cruciais como dados abertos, governança responsável e o atendimento aos requisitos monitorados pelo TCU, assuntos que foram ministrados por especialistas renomados, como Alexandre Borsato, assessor da Presidência do Confea, que destacou a importância da transparência no Sistema Profissional, mencionando a análise de um acórdão do TCU e a discussão sobre dados abertos. Ele ressaltou que manter a transparência é essencial para garantir que tanto cidadãos quanto profissionais tenham acesso claro às informações do Sistema.
A professora Fernanda Marinela, assessora da Presidência do Confea e especialista em Direito Administrativo e Constitucional, apresentou uma palestra sobre Governança Responsável, destacando como cumprir os requisitos do TCU relacionados à gestão de pessoal, indenizações, diárias, entre outros. Ela pontuou a importância do alinhamento das equipes do Sistema Confea/Crea às normas do TCU para melhorar a governança.
No Painel Transparência e Dados Abertos, o presidente do Confea, Vinicius Marchese, agradeceu a parceria com os auditores do TCU, Cláudio Cruz e Tiago Fonseca, destacando o compromisso com governança, transparência e responsabilidade. Cláudio Cruz enfatizou que a governança pública é baseada em três mecanismos: liderança, estratégia e controle, sendo fundamental entregar valor com riscos controlados, monitorar resultados e garantir transparência.
Próximos passos
De acordo com o gerente de Auditoria do Confea, Luis Lucato, a atuação será mudada significativamente com o uso de ferramentas eletrônicas para analisar os resultados efetivos da aplicação de recursos e mitigar riscos. “Vamos ter muita interação com os Creas e, por isso, peço o apoio de todos nesta mudança de paradigma. Temos muito a avançar nesse sentido”, motivou.