Com um passeio ciclístico pelas ruas e avenidas de Aracaju foram encerradas neste domingo (14/10), as comemorações alusivas a Semana do Engenheiro Agrônomo. A programação, que começou na última quinta-feira (10) com discursos, palestras e homenagens, teve como foco mostrar para a sociedade a importância desse profissional no desenvolvimento econômico sustentável do País, bem como seu papel e perfil diante das inovações tecnológicas e transformações porque passam a agricultura brasileira.
O evento realizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE) com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) foi aberto com a palestra do engenheiro do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Maurício Pazini Brandão. Com o tema ‘ A engenharia do futuro e o novo perfil profissional do engenheiro’, o palestrante falou sobre as novas tendências que devem mudar o perfil de profissional ideal para o mercado de trabalho. O assunto que chamou a atenção do público que lotou o auditório da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE).
Veja mais fotos do evento no Facebook do Crea-SE
Para o presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo, Arício Resende Silva o assunto retrata bem a atual realidade. “ Hoje o profissional precisa ter uma boa visão sobre gestão, sobre perspectivas de cenário de médio e longo prazo, além de visão estratégica. É preciso estar atento às transformações e as tendências de mercado”, disse o presidente do Conselho ao ressaltar que cada vez mais a profissão tem se tornado uma área de múltiplos conhecimentos, influenciada pela biotecnologia, automação e informática de ponta.
O reconhecimento profissional também foi ponto de destaque na programação. Este ano, a homenagem foi para a engenheira agrônoma Maria Urbana Corrêa Nunes. A pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros de Aracaju tem ampla experiência na área de agronomia, com ênfase em sistemas agroecológicos de produção, atuando principalmente em biodiversidade, manejo e tratos culturais, adubação com fontes naturais de nutrientes; produção de adubos orgânicos e aproveitamento de resíduos agroindustriais com ênfase na casca de coco. “Recebo essa manifestação de carinho e reconhecimento como muita alegria. Sou a primeira engenheira agrônoma a receber a homenagem na história de oito anos de existência dessa premiação. É uma honra muito grande”, disse ela.
O acadêmico do curso de engenharia agronômica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Matheus Emannuel Ferreira também foi homenageado. “ Esse reconhecimento fecha com chave de ouro mais um ciclo da minha vida,
isso porque no fim deste mês de outubro estou me formando, ou seja, vou ingressar no mercado de trabalho. A expectativa é muito grande”, disse ele. Ainda na solenidade, o presidente da AEASE, Fernando Andrade fez a entrega simbólica ao presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo, Arício Resende do ‘ Manual Honorários do Profissional Engenheiro Agrônomo’.
A programação da Semana do Engenheiro Agrônomo teve continuidade no sábado com o plantio de mudas no Parque Augusto Franco ( Parque da Sementeira) e encerrou no domingo com um passeio ciclístico.