O perímetro irrigado Betume, explorado exclusivamente por agricultores familiares em Sergipe, registra uma safra de verão 20% maior que a do ano passado. Os dados são da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O Betume, que concentra a maior parte da produção de arroz da região, foi responsável pela produção de 13 mil toneladas. “O agricultor acreditou na sinalização do mercado, apostou em aumentar sua área irrigada, manteve a produtividade e, de quebra, recebeu sementes de qualidade do Governo do Estado e teve seu parque de equipamentos renovado por meio da Codevasf”, resume o Gerente de Irrigação da Companhia em Sergipe, Ricardo Martins. A produção neste verão ficou em 13 mil toneladas no Betume.
O Betume é um dos três perímetros implantados e acompanhados pela Codevasf no Baixo São Francisco sergipano. Juntos, eles reúnem 1.274 famílias que vivem e trabalham nos perímetros, e geram mais de 10 mil empregos diretos. A rizicultura é o cultivo predominante. De acordo com o balanço anual recentemente fechado pela Codevasf, os perímetros irrigados Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume fecharam o ano de 2014 com uma produção total de 24.870 toneladas. Os produtores dos perímetros alcançaram um valor bruto de produção de aproximadamente R$ 13,7 milhões.
O perímetro irrigado Betume, que concentra a maior parte da produção de arroz da região, foi responsável pela produção de 13 mil toneladas. O perímetro Cotinguiba/Pindoba, por sua vez, colheu 9,9 mil toneladas de alimentos no ano passado. E o perímetro Propriá teve uma safra de 2.205 toneladas produzidas ao longo de 2014. De acordo com o balanço elaborado pela Codevasf, os produtores dos perímetros irrigados colheram uma área total de 4.235 hectares.