Presidente do Crea-SE apresenta ao Vice-Governador desafios de modelo construtivo proposto em edital

O presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, reuniu-se com o vice-governador de Sergipe e Secretário Estadual da Educação, Zezinho Sobral, e com o Secretário Executivo, Marcel Resende, para discutir o edital de construção de uma nova escola no estado. A questão central é o modelo construtivo proposto, o “Light Steel Frame”, que pode limitar a participação de empresas locais devido à exigência de atestados técnicos que elas não possuem atualmente.

O presidente Dilson alertou que o modelo proposto no edital pode desvalorizar o mercado regional, um importante gerador de empregos e renda, além de apresentar desafios futuros para a manutenção da escola, devido à escassez de materiais e mão de obra qualificada no estado. Com base em estudos, o presidente pontuou que a adoção de um sistema construtivo convencional permitiria construir quase duas escolas com o mesmo orçamento, otimizando recursos e fomentando a participação de empresas locais.

O Secretário Zezinho Sobral compreendeu a preocupação do Crea e concordou que é essencial preparar a mão de obra local para essas novas tecnologias. “O Crea-SE traz a ideia de que precisamos aderir às novas tecnologias, mas devemos estar preparados para que essas tecnologias funcionem bem no estado de Sergipe. Precisamos atrair empresas para produzir esses materiais aqui e qualificar nossa mão de obra para aplicar essas novas tecnologias, que modernizam a construção civil, tanto pública quanto privada. A sugestão do Crea é importantíssima, e estamos encaminhando a formação de parcerias com o Sistema S para viabilizar a qualificação necessária para esses novos modelos”, destacou o secretário.