A extinção da Câmara Especializada de Engenharia Florestal foi um dos principais assuntos da Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes realizada em Porto Alegre (RS). No Encontro, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro agrônomo Arício Resende defende a continuidade da Câmara desde que em consonância com a Legislação.
Durante a reunião, os representantes dos 27 Creas também discutiram o surgimento e a implantação de um novo sistema de votação para os processos eleitorais do Sistema Confea/Crea e Mútua e a segurança dos procedimentos realizados pela internet. Esse será um dos temas do próximo Colégio de Presidentes e contará com uma palestra de especialistas no assunto e representante de TI dos Conselhos.
O presidente do Confea, José Tadeu, assinou a Resolução nº 1074, que aprova a norma geral para elaboração de regimento dos Creas. Também na reunião, os presidentes dos Conselhos votaram por unanimidade a escolha da cidade de Belém (PA) para a realização da Soea em 2017. Também trataram sobre organização da 73ª Semana da Engenharia (SOEA) que ocorre no final de do mês de agosto, apresentando o sistema operacional que será utilizado durante o evento, contando com aplicativo para celular, votação eletrônica e demais itens que darão agilidade e modernização ao evento. Além disso, ratificaram a deliberação nº 051/ 2016 – CONP, que dispõe as regras sobre a realização de parcerias com as Entidades de Classe.
Ainda foram pauta a Resolução do Confea nº 1.073/2016 sobre a política de formação profissional e o posicionamento do Conselho diante do Regime Jurídico Único (RJU). Além disso, o presidente do Confea, José Tadeu, assinou a Resolução nº 1074, que aprova a norma geral para elaboração de regimento dos Creas.