Com a formação da equipe do Núcleo Técnico de Defesa Civil de Aracaju (Nutdec), que passa a contar com a participação de profissionais da área da engenharia do Crea-SE, o trabalho de fiscalização preventiva integrada vai ser ampliado na capital sergipana. O Núcleo foi criado em julho deste ano e consolidado esta semana com a formação e entrega de certificados dos integrantes que terão a missão de agregar conhecimento técnico as ações realizadas pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, por meio da Defesa Civil, para garantir a segurança da sociedade.
A primeira ação do Núcleo será no centro comercial de Aracaju, onde existe um grande de número de prédios antigos, muitos em situação de abandono, o que coloca em risco a segurança da população. A data da fiscalização será definida na primeira semana do mês de novembro quando o Núcleo vai discutir e elaborar um calendário de atividades previsto para começar em dezembro deste ano.
VEJA MAIS FOTOS NO FACEBOOK DO CREA-SE
Para o presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo, Arício Resende Silva, a formação do Nutdec consolida a parceria já existente com a Defesa Civil de Aracaju e amplia as ações com foco na manutenção de obras públicas e privadas. “O Núcleo é altamente técnico composto por profissionais das Engenharias Civil, Agronômica; Elétrica; Mecânica; Segurança do Trabalho; Química; Ambiental e Sanitarista, além de Geologia. São profissionais que vão dar suporte a Defesa Civil nas demandas de maior complexidade e que exigem conhecimentos específicos e uma resposta rápida para a sociedade”, explica.
De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, a ampliação da parceria entre os órgãos traz benefícios para todos. “Para nós, é uma parceria muito importante, porque é um Núcleo de Defesa que tem um conhecimento técnico e que vai auxiliar a Defesa Civil em vistorias, análises e avaliações que requer um olhar mais amplo e técnico de áreas específicas. Também vamos apoiar o Crea-SE no que precisar”, ressalta ele.
A importância da parceria também foi destacada pelo coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado que falou sobre o processo de formação do Nutdec. “O Núcleo é composto por profissionais das mais diversas áreas da engenharia. São profissionais de grande conhecimento técnico que vão respaldar e ajudar nas ações preventivas. O grupo passou por um período de formação, cujo foco foi à parte prática do trabalho da Defesa Civil no atendimento as demandas da sociedade, a exemplo de notificações, procedimentos e interdições das edificações”, explica.
Major Silva ressalta que será elaborado um planejamento de ações, cuja prioridade será dada a fiscalização aos prédios com maior idade construtiva. “Vamos atuar, primeiramente, no centro da cidade. Nosso objetivo é chamar os proprietários à responsabilidade no que se refere à manutenção dos imóveis”, garante o Major.
“A manutenção é fundamental para o prolongamento da vida da estrutura dos prédios públicos e privados e para diminuir o risco de acidentes. É também imprescindível haver profissional técnico e legalmente habilitado à frente das obras”, reforça o presidente Arício Resende.
Texto: Iris Valéria de Azevedo – Assessora de comunicação do Crea-SE