Posse de profissionais de engenharias na Adema fortalece gestão ambiental em Sergipe

 

O fortalecimento das políticas públicas ambientais em Sergipe ganhou novo impulso com a posse de profissionais de engenharias aprovados no primeiro concurso público da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). A solenidade ocorreu nesta sexta-feira, 10, no auditório da Faculdade de Direito 8 de Julho, marcando um momento histórico para a gestão ambiental no estado. O Crea-SE esteve presente na prestigiada  cerimônia. Representado pelo presidente, engenheiro Dilson Luiz, que esteve ao lado do governador do estado, Fábio Mitidieri, além de secretários estaduais, da presidente da Adema,  promotores de meio ambiente e outras autoridades.

Entre os novos servidores, engenheiros civis, mecânicos, florestais, ambientais e sanitaristas, químicos, geólogos e geógrafos. Esses profissionais chegam para fortalecer o quadro técnico da Adema, ampliando a capacidade do órgão em atender às demandas de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Para o presidente do Crea-SE, Dilson Luiz, a ampliação do quadro técnico da Adema  representa um marco no fortalecimento das políticas ambientais de Sergipe e na valorização de profissionais com atribuições necessárias e preparados para enfrentar os desafios que desenvolvimento sustentável nos traz.

Presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz e o Governador de Sergipe, Fábio Mitidieri

“Aos aprovados, meus sinceros parabéns e votos de sucesso nessa nova jornada profissional. Vocês assumem a responsabilidade de cuidar do patrimônio ambiental de Sergipe, e o Crea-SE estará ao lado de cada um, apoiando e valorizando suas contribuições que devem sempre ser  pautadas pela ética e pelo conhecimento técnico tão necessários a esta função. Também parabenizo o governador do estado, Fábio Mitidieri, pela visão estratégica ao priorizar investimentos em capital humano qualificado, à Secretaria de Administração e a Adema pela condução deste importante concurso público, que fortalece sua estrutura e reafirma seu compromisso com as questões ambientais. Essa iniciativa reflete uma gestão comprometida com o futuro e com o bem-estar da população sergipana”, destacou Dilson Luiz.

O governador Fábio Mitidieri ressaltou a relevância da chegada de novos profissionais das engenharias para o fortalecimento das ações da Adema. “A sociedade sergipana e a Adema ganham significativamente com a chegada de engenheiros das diversas especialidades, bem como geólogos e geógrafos para compor o quadro técnico do órgão. Esses especialistas são fundamentais para fortalecer as políticas públicas voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável do estado. Destaco, ainda, a importância do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), que desempenha papel essencial na formação continuada e na valorização das profissões e dos seus profissionais, garantindo a excelência técnica e ética das engenharias em Sergipe”, enfatizou Mitidieri.

Para a presidente da Adema, engenheira ambiental Ingrid Cavalcanti Feitosa, a realização do concurso público é um marco histórico na trajetória do órgão. “Estamos muito felizes com a chegada dos novos servidores, especialmente dos profissionais da área tecnológica. Esse reforço no quadro técnico é essencial para dar maior celeridade e eficiência aos nossos processos ambientais. Os novos profissionais trazem não apenas um sólido conhecimento técnico em suas áreas, mas também uma base atualizada da legislação ambiental adquirida durante a preparação para o concurso. Isso será somado à experiência prática dos nossos servidores atuais, formando uma equipe ainda mais capacitada para atender às demandas crescentes de gestão ambiental em Sergipe”, afirmou Ingrid Feitosa.

 

“Fico muito feliz em ver a profissão de geólogo contemplada neste concurso, garantindo a importância desse profissional no contexto ambiental, especialmente em processos de licenciamento e gerenciamento de riscos. A presença de geólogos na Adema é fundamental para fortalecer a qualidade técnica e a eficiência das ações ambientais. Como recém-formado em 2023, sei dos desafios para ingressar no mercado de trabalho, e essa oportunidade representa uma conquista significativa”, disse o geólogo Gabriel Moutinho.

“Essa posse representa uma conquista significativa, tanto pessoal quanto profissional, principalmente por ser recém-formada. É uma oportunidade de contribuição ativa para o fortalecimento das políticas e diretrizes ambientais de Sergipe, que vem se destacando por sua atuação comprometida com a sustentabilidade e o desenvolvimento responsável”, destaca Ketlin Karam Lima- Engenheira Ambiental e Sanitarista.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.