A primeira Sessão Plenária de 2025 do Crea-SE, realizada na última segunda-feira (06), foi marcada pela transparência e a participação democrática como princípios fundamentais. Durante a reunião, foi formalizada a renovação anual do Terço, com a posse de 14 conselheiros, entre titulares e suplentes para o mandato 2025/2027. Conduzida pelo presidente do Conselho, engenheiro Dilson Luiz de Jesus Silva, a Sessão reafirmou o compromisso da instituição em manter uma gestão inclusiva e representativa, garantindo que as decisões continuem alinhadas às demandas da sociedade e das áreas técnicas regulamentadas.
O presidente Dilson Luiz destacou o papel dos conselheiros e conselheiras no fortalecimento da instituição e no cumprimento de sua missão em defesa da sociedade ao frisar que o trabalho realizado em plenário é fundamental para o fortalecimento das profissões das engenharias, agronomia e geociências em nosso estado. “Esses profissionais, que atuam de forma honorífica, trazem consigo não apenas a responsabilidade de deliberar sobre temas cruciais para a sociedade. Suas atribuições incluem a análise e deliberação de processos éticos, concessão de registros, acompanhamento da fiscalização e revisão de normativas. Por meio de suas decisões, esses profissionais garantem a aplicação de boas práticas, assegurando a qualidade técnica e a segurança das obras, serviços e produtos que impactam diretamente o bem-estar e o desenvolvimento sustentável da população” enfatiza Dilson.
A Sessão também foi marcada pela posse da diretoria executiva do Conselho e por eleições para cargos estratégicos dentro da estrutura do Crea-SE.
Foram escolhidos, coordenadores das Câmaras Especializadas; representantes do Plenário nas Câmaras Especializadas; das Comissões Permanentes e Especiais; do Plenário nas Coordenadorias Nacionais, além da coordenação do Comitê Gestor do Programa Mulher e membros do CreaJr-SE.
“A definição de coordenadores e representantes desses órgãos técnicos colegiados representa um momento de extrema importância para o fortalecimento das nossas ações institucionais, sendo essencial para assegurar uma gestão integrada, eficiente e alinhada aos desafios das profissões que representamos”, avalia o presidente do Crea-SE.
Texto e fotos: Iris Valéria de Azevedo – ASCOM/Crea-SE