A Ética nas Organizações, responsabilidade criminal, programas de compliance e códigos de ética como base para o exercício profissional e o desenvolvimento sustentável pautaram a III Semana de Ética do Crea-SE. Durante os dois dias do evento, a programação atraiu um número expressivo de profissionais e estudantes das engenharias, agronomia e geociências que participaram ativamente das palestras, discussões e debates.
confira aqui mais fotos dos eventos
Para o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, a promoção da discussão ética entre os profissionais é de suma importância para garantir a integridade e a excelência nas práticas das engenharias, agronomia e geociências, e para fomentar a construção de uma cultura organizacional baseada na transparência, na honestidade e no respeito, fundamentais para o fortalecimento da reputação e da credibilidade das profissões perante a sociedade. “É gratificante ver a participação expressiva de profissionais e estudantes em nosso evento, o que demonstra o interesse da comunidade acadêmica e profissional em discutir essa temática”, reforça ele.
A abertura da Semana de Ética foi prestigiada pelo vice-governador de Sergipe, engenheiro agrônomo José Macedo Sobral (Zezinho Sobral) que destacou a importância do evento.””É com grande satisfação que participo da abertura da III Semana de Ética do Crea-SE. Parabenizo o Conselho pela iniciativa de promover debates tão relevantes para os profissionais da engenharia, agronomia e geociências. É fundamental trazer à tona questões éticas e de responsabilidade social para reflexão e discussão, pois isso contribui não apenas para o aprimoramento profissional, mas também para o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade”, afirma o vice-governador.
“A realização da III Semana de Ética foi um marco importante, pois proporcionou palestras abrangentes sobre ética profissional, desenvolvimento sustentável e ética organizacional. O destaque foi à inclusão das palestras sobre ética para os alunos, preparando esses futuros profissionais para ingressarem no mercado de trabalho, conscientes de seus deveres éticos e responsabilidades dentro de suas respectivas profissões. Essa iniciativa é fundamental para a formação de profissionais éticos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável e a integridade nas práticas profissionais”, disse Danilo Monteiro, Coordenador da Comissão de Ética do Crea-SE.
“A ética é fundamental para o exercício profissional, especialmente na engenharia, onde uma obra mal executada pode resultar em danos e até mesmo mortes. Eventos como este são essenciais para que os futuros profissionais conheçam o código de ética de nossa profissão e compreendam os limites e as formas adequadas de atuação, evitando violar os princípios éticos e prejudicar as futuras gerações. É um compromisso de todos os engenheiros garantir a segurança e a qualidade das obras que realizamos, sempre pautados pela ética e responsabilidade”, pontua a Engenheira Civil Raissa Matos, conselheira e coordenadora da Comissão de Ética do Crea-RO, que no evento, palestrou sobre ‘A ética como base para o exercício profissional’.
“Diante dos recentes desastres ambientais ao redor do mundo, é evidente a necessidade de trabalharmos de forma ética e comprometida com o desenvolvimento sustentável. É fundamental que deixemos um mundo melhor para as próximas gerações. Para alcançarmos um crescimento sustentável, é essencial que os profissionais do sistema Confea, Crea e Mútua, especialmente os engenheiros, atuem de acordo com o Código de Ética, compreendendo a responsabilidade social e evitando o uso da profissão apenas para benefício próprio. É necessário pensar na comunidade como um todo e agir de forma ética em todas as nossas ações”, destaca a Engenheira de Alimentos, Letícia Fleury, conselheira e coordenadora da Comissão de Ética do Crea-GO, que ministrou sobre o tema ‘A ética como alicerce do desenvolvimento sustentável’.
“A palestra teve como propósito central abordar os conceitos éticos fundamentais para as organizações, com destaque para o sistema Confea e Crea, ressaltando a importância de adotar a ética como princípio orientador do comportamento e das ações voltadas para a implementação da integridade nas instituições. Foi nosso objetivo transmitir essa mensagem e acredito que alcançamos esse intento, pois contamos com a expressiva presença de servidores do Crea-SE, não apenas engenheiros, o que demonstra a relevância do tema e a importância de fomentar uma cultura ética nas organizações. O Crea-SE está de parabéns pela iniciativa”, ressalta o secretário de representação do TCU no estado de Sergipe, Jackson Luiz de Araújo.
“Parabenizo o Crea-SE pela iniciativa vanguardista de abordar os programas de compliance e os códigos de ética e conduta dentro da organização. Essa ação certamente fortalece o Conselho e contribuirá significativamente para o seu crescimento. É fundamental que as instituições estejam alinhadas com os princípios éticos e de integridade, e essa iniciativa do Crea-SE demonstra seu compromisso com esses valores”, frisa o Procurador Geral da OAB-SE, Leonardo Oliveira, que ministrou sobre o tema ‘A responsabilidade criminal e os Programas de Compliance’.