Geólogos podem requerer o título de engenheiro geólogo junto ao Crea-SE 

Com a proposta de garantir a isonomia entre entre as carreiras de geólogo e engenheiro geólogo, foi sancionada a Lei que determina a aplicação da mesma regulamentação profissional às duas formações. O texto da Lei prevê que as formações em geologia e engenharia geológica se referem à mesma profissão, sendo ambas incluídas na categoria dos engenheiros, com iguais direitos e deveres. 

A norma também garante aos diplomados em geologia o direito de requerer o título de engenheiro geólogo junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), com expedição de nova carteira profissional. Diante disto, o Crea-SE já disponibiliza este serviço, que pode ser acessado de forma simples e fácil. 

Segundo a gerente técnica do Crea-SE, Paula Braz, os geólogos, podem acessar o ambiente profissional, atraves do site do Conselho e solicitar a adequação. 

“Desta forma, faremos o ajuste em cumprimento a Lei, e será disponibilizada uma nova carteira profissional. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato através do nosso whatsapp 3234-3007”, disse. 

Para o presidente da Associação Profissional dos Geólogos de Sergipe (Agese), Ângelo Diego Silva, colocou fim em uma luta antiga dos geólogos.

“A aprovação da Lei n° 15.026 de 18 de novembro de 2024, reflete uma luta de mais de quatro anos, que permite a todos os geólogos ou engenheiros geólogos usufruir de todos os direitos e deveres dos demais profissionais do grupo ou categoria “engenharia”. Vale a pena registrar as entidades envolvidas diretamente nessa vitória, a FEBRAGEO, AGESE e demais entidades de classe de cada estado do Brasil. É preciso também destacar o trabalho dos conselheiros do Crea-SE Danilo Costa Monteiro, Ângelo Diego de Góes Silva e o ex-Conselheiro Gustavo Nunes de Araújo que acompanharam a solicitação inicial do processo em meados de 2020-2021”, finalizou. 

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.