Na última quarta-feira (13), o Crea-SE foi anfitrião do Fórum de Presidentes dos Creas das Regiões Norte e Nordeste, reunindo lideranças do Sistema Confea/Crea para discutir temas cruciais ao desenvolvimento da engenharia, agronomia e geociências. O evento trouxe à pauta questões relevantes, como a padronização da TOS (Tabela de Obras e Serviços), que visa unificar critérios técnicos, aprimorando a fiscalização e o controle das atividades profissionais, contribuindo para uma maior transparência e eficiência no setor.
Outro destaque da reunião foi a Resolução 1137/2023, que promove atualizações importantes no Sistema Confea/Crea. A resolução trata, entre outros pontos, da adequação dos ritos de cobrança de débitos, um tema levantado pelo Crea-SE como prioridade para garantir a sustentabilidade financeira e o cumprimento das normas legais. O programa Fortalece, que atualmente atende a 16 Creas, também foi amplamente discutido, com propostas de melhorias e ampliação.
Os presidentes foram recepcionados pelo presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, que destacou a importância do Fórum. “É um espaço muito construtivo, onde alinhamos estratégias com o objetivo de fortalecer as ações entre os Conselhos.”
Para o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, a realização do Fórum em Aracaju destaca-se como uma oportunidade estratégica para o intercâmbio de boas práticas e o debate sobre ações e projetos bem-sucedidos já implementados em diferentes estados. “Na reunião, abordamos os principais desafios enfrentados pelos Creas, promovendo a busca por soluções colaborativas para aprimorar a gestão institucional, a fiscalização e o atendimento aos profissionais de engenharia, agronomia e geociências. As discussões visam fortalecer a atuação do Sistema Confea/Crea, garantindo maior eficiência nos serviços prestados e maior alinhamento às necessidades regionais”, enfatizou o presidente.
O coordenador do Fórum e presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, iniciou os trabalhos agradecendo a todos pela presença e participação. Ele enfatizou a importância do encontro com os presidentes regionais do Norte e Nordeste. “Essas discussões são essenciais para aprimorarmos a fiscalização e a gestão dos Conselhos, e acredito que o intercâmbio de ideias que tivemos aqui será valioso para o avanço de nossas ações em cada estado”, afirmou Lucena