Fórum de Presidentes de Creas do Nordeste avança em discussões e propostas estratégicas

A 4ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas da Região Nordeste encerrou nesta sexta-feira (23/9) em Fortaleza (CE). Conduzido pelo coordenador e presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira, e pelo coordenador-adjunto e presidente do Crea-CE, Emanoel Mota, o encontro alcançou todos os objetivos traçados em sua pauta, promovendo avanços significativos em temas importantes  para a engenharia e para os profissionais do Sistema.

“O Fórum é um espaço fundamental para a integração e a troca de experiências entre os Creas nordestinos. Os temas que discutimos e aprovamos  têm um impacto significativo na nossa atuação e na sociedade que servimos. As propostas que estamos encaminhando para o Colégio de Presidentes refletem nosso compromisso com a excelência e a segurança nas atividades da engenharia e a promoção de práticas sustentáveis em nossa região”, destacou Jorge Silveira.

 

Fiscalização Integrada

Uma das principais questões discutidas foi a retomada do planejamento para a fiscalização integrada em hotéis e supermercados, uma medida essencial para garantir a segurança e o cumprimento das normas nas edificações de grande circulação. As lideranças também analisaram e aprovaram, à realização de um novo encontro de analistas técnicos dos Creas, com o objetivo de discutir os procedimentos para a aplicabilidade da Resolução 1.137/2023. “Essa Resolução, que tem impacto direto na regulamentação das atividades dos profissionais da engenharia, está sendo abordada de maneira estratégica, visando a sua efetiva implementação”, afirma Jorge Silveira.

Acústica ambiental

O Fórum também aprovou a sugestão de regulamentação acerca dos profissionais habilitados para atividades relacionadas à acústica ambiental. A coordenadora de Anotação e Acervo Técnico do Crea-PE, Maristela Portela, destacou a importância dessa medida, ressaltando que, embora as competências para acústica, sonorização e ruídos já estejam previstas em campos de atuação profissional de diversas modalidades do Anexo II da Resolução nº 1.010, de 2005, a aplicabilidade desta resolução estava suspensa, gerando dúvidas quanto aos profissionais aptos a atuar nessa área. A busca por uma resposta mais precisa e segura para a sociedade e os profissionais envolvidos é o principal objetivo dessa iniciativa, defendem as lideranças da região Nordeste.

Concurso

Ainda no Fórum, a presidente interina do Crea-PB, Carmem Eleonora Cavalcanti apresentou  importante proposição relacionada ao concurso para provimento de vagas no cargo de Auditor Fiscal do Trabalho, anunciado pelo Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Francisco Macena da Silva, em abril deste ano. A proposta, aprovada na reunião,  pontua a necessidade de ação por parte do Sistema Confea/Crea/Mútua junto ao Ministério, com o objetivo de garantir a eficiência  no processo seletivo visando  assegurar que o edital atribua o devido valor às disciplinas técnicas de caráter essencial à realização das atividades laborais pertinentes ao AFT, dando ênfase ao conhecimento específico contemplado nas especializações de formação dos profissionais de segurança e saúdo no trabalho, incluindo: Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, Documentação Técnica da Fundacentro, incluindo as Normas de Higiene Ocupacional, Toxicologia do Trabalho, Ergonomia, entre outros temas.

Pesquisa

 

A pauta do Fórum abriu espaço para informes  sobre a segunda Pesquisa Nacional da Digitalização, que será realizada no próximo ano, e  que tem como propósito avaliar os avanços e eventuais desafios na implementação do Building Information Modeling (BIM) pelos profissionais do Sistema. Essa pesquisa servirá como base para correções de rumo e aprimoramento das estratégias para a adoção do BIM, uma ferramenta de fundamental importância para a engenharia moderna. Os informes foram passados pelo assessor da presidência, José Maria de Paula e Flávia Botelho, Integrante do Grupo Técnico Operacional do Confea.

CreaJr-Nordeste

Uma das inovações na programação do Fórum Nordeste foi a realização do I ENREC – Encontro Regional do CreaJr Nordeste. Durante o evento, os participantes não apenas apresentaram e debateram os desafios e atividades, mas também criaram um espaço fundamental para alinhar ações e procedimentos, bem como discutir os obstáculos compartilhados por cada Crea na região nordeste. “ Foi um momento importante, um espaço significativo para troca de ideias e experiências e para afinar ações, procedimentos e debater os problemas comuns enfrentados por cada Crea na região”, avalia Élika Nunes, coordenadora – adjunta do CreaJr Nordeste e presidente do CreaJr-SE.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.