Fiscalização do Crea-SE registra aumento de 72% nas denúncias recebidas em abril

No mês de abril, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) registrou um aumento significativo nas atividades de fiscalização, com um total de 38 denúncias recebidas, um aumento de 72% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essas denúncias, aliadas às ações rotineiras, resultaram num total de 381 ações de fiscalização , um aumento de 10,4% em relação ao mesmo período no ano de 2023 resultaram em 381 ações de fiscalização, um aumento de 10,4% em comparação ao ano de 2023.

Uma das principais ações da fiscalização concentra-se no combate ao exercício ilegal da profissão nas áreas da engenharia, agronomia e geociências. Neste contexto, no mês de abril, em 15 situações, ocorreu a contratação de profissionais devidamente registrados para executar serviços técnicos. “Essa medida não apenas garante a qualidade e a segurança das atividades desenvolvidas, mas também valoriza os profissionais habilitados, reconhecendo sua expertise e competência. A contratação de profissionais registrados fortalece o mercado de trabalho e contribui para o desenvolvimento sustentável das engenharias, agronomia e geociências, assegurando que as atividades sejam realizadas por profissionais qualificados e comprometidos com os padrões éticos e técnicos da profissão”, ressalta o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz.

Além disso, foram gerados 50 autos de infração, representando 15% do total de ações realizadas. Dentre os autuados, nove pessoas foram penalizadas por exercício ilegal da profissão, e três empresas foram autuadas por executar serviços técnicos no estado de Sergipe sem registro no Crea-SE.

Para o coordenador da Fiscalização do Crea-SE, Wlademir Lufran Marques, a participação da sociedade é essencial para garantir que a fiscalização seja ainda mais eficaz. “É fundamental a participação ativa da sociedade nos resultados positivos que alcançamos. A colaboração dos cidadãos é importante para identificar irregularidades e garantir a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais das engenharias, agronomia e geociências”, disse o coordenador.

As denúncias podem ser feitas, de forma anônima, pelos contatos: Nossos canais de comunicação estão sempre abertos para receber denúncias e informações relevantes. Através desses canais, a sociedade pode contribuir diretamente para a fiscalização, por meio dos contatos do setor da Fiscalização: (79) 3234-3028 e, também, pela Ouvidoria: (79) 3234-3028.