Nesta segunda-feira (26), foi aberta a programação do 1º Encontro de Geologia de Sergipe, promovido pela Associação Profissional dos Geólogos no Estado de Sergipe (Agese). O evento, que ocorre no auditório do Sebrae, em Aracaju, segue até quarta-feira (28) e conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE). Na solenidade, o presidente do Conselho, engenheiro Dilson Luiz, reforçou o compromisso em fortalecer as entidades de classe e as profissões que integram o Sistema Confea/Crea.
Ele afirmou que o Crea-SE tem um compromisso sólido com o fortalecimento das entidades de classe e reforçou a importância dessas instituições para o desenvolvimento das profissões e para a garantia da qualidade dos serviços prestados à sociedade. O presidente também pontuou ser fundamental que os profissionais se associem às suas respectivas entidades de classe, para que possam fortalecer sua representatividade.
“A participação ativa dos profissionais da geologia na Associação Profissional dos Geólogos no Estado de Sergipe (Agese), por exemplo, é de suma importância para o crescimento e a representatividade da Associação. O engajamento desses profissionais fortalece a voz da categoria, permitindo que suas necessidades e demandas sejam ouvidas e atendidas de forma mais eficaz. Além disso, essa participação contribui para o desenvolvimento da geologia como ciência e para o avanço da profissão, promovendo a troca de conhecimentos, experiências e ações que beneficiam tanto os profissionais quanto a sociedade em geral”, avalia o engenheiro Dilson.
Para o presidente da Agese, Ângelo Silva, o 1º Encontro de Geologia de Sergipe é uma oportunidade única para incentivar a integração e valorização dos discentes e profissionais das geociências no estado. “Nosso objetivo é ir além da dinâmica do mercado de trabalho e promover discussões relevantes sobre novas tecnologias, desafios e inovações na atuação profissional. Acreditamos que, ao debatermos esses temas, contribuímos significativamente para o avanço e desenvolvimento da geologia em Sergipe, e ampliação da nossa representatividade”, disse Ângelo.
No Encontro de Geólogos, o diretor administrativo da Mútua, Flávio Góes, apresentou os benefícios da instituição aos profissionais presentes. Destacou-se a importância dos serviços oferecidos, como planos de saúde, previdência complementar e assistência social, que visam o bem-estar e a segurança dos associados. A Mútua também oferece benefícios voltados para o desenvolvimento profissional, como bolsas de estudo e financiamentos para cursos e eventos. Sua atuação visa apoiar e valorizar os profissionais das áreas de engenharia, agronomia e geociências.
Homenagens
Um dos pontos altos do primeiro dia de programação foi a homenagem a um dos professores precursores da geologia no estado de Sergipe, Luís Carlos Fontes, especialmente por sua contribuição para os estudos relacionados à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Outra homenagem foi destinada ao conselheiro e coordenador da Comissão de Ética dos do Crea-SE, Danilo Monteiro, em reconhecimento à sua destacada atuação. “Essas homenagens ressaltam a importância desses profissionais para o desenvolvimento da geologia em Sergipe e para a valorização da profissão”, ressalta Ângelo.