Em clima democrático e transparente, profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências elegeram nesta quinta-feira (3), por meio de votação eletrônica, o novo conselheiro federal na modalidade engenharia elétrica que vai representar o Crea-SE no plenário do Confea. Com 401 votos, a chapa 01 composta pelos engenheiros eletricistas Sérgio Maurício (titular) e Alexsandro Meireles (suplente) venceu o pleito para o mandato de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025. A eleição ocorreu das 8h às 19horas (horário de Brasília).
Veja o resultado detalhado das eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua de 2022
Pela primeira vez, o Crea-SE realiza uma eleição exclusivamente em ambiente virtual . “É um momento histórico para o nosso Conselho, principalmente por ser tão ansiada por todos os profissionais. O pleito ocorreu de forma tranquila, segura e com total transparência. A votação e apuração foram acompanhadas em tempo real por todos os interessados”, afirma o presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira ao reforçar que durante todo o dia, o processo eleitoral envolveu centenas de profissionais aptos a votar, sem quaisquer intercorrências.
Homologação
“O resultado da eleição será homologado pela plenária do Confea no dia 25 deste mês. Já no dia 28 também deste mês de novembro, a Comissão Eleitoral Federal divulga o edital contendo os resultados homologados pelo Confea”. É o que afirma Gessé Romão, coordenador da Comissão Eleitoral do Crea-SE.
O processo eleitoral para conselheiro federal também ocorreu nos Conselhos Regionais do Acre (Industrial), Alagoas (Agronomia), Amapá (Elétrica), Rio de Janeiro (Civil) e Rondônia (Civil). Em virtude de vacância, também foram realizadas eleições para a presidência do Crea-PA e para a diretoria administrativa da Mútua em Rondônia, conforme regras da Decisão Plenária PL nº 1.021/2022.
Para presidir o Crea Pará foi eleita a eng. civ. Adriana Falconeri Rebelo Boy, já para a diretoria administrativa da Mútua, eng. ftal. Pedro Ernesto Amorim Sena Filho. A eleição no Pará ocorreu em virtude do falecimento do eng. civ. Carlos Renato Milhomem Chaves, em junho de 2022. O novo mandatário permanecerá no cargo até 31 de dezembro de 2023.
A eleição no Sistema Confea/Crea foi conduzido pelo coordenador da Comissão Eleitoral Federal (CEF), eng. civ. Daltro de Deus Pereira. “Tudo transcorreu sem nenhuma intercorrência, e com uma participação muito boa dos profissionais, na ordem de 12,81%. O processo eleitoral está sendo muito divulgado. Temos a expectativa de uma participação maior dos profissionais a cada processo. Este foi mais um grande teste para as eleições gerais dos presidentes de Crea, diretores da Mútua, conselheiros federais e presidente do Confea, no ano que vem. Essa é a terceira eleição nesse novo processo, virtual. Então, é importante essa participação”, ressalta o coordenador da CEF.