O impacto da Educação a Distância (EAD), a necessidade de uma qualificação mais robusta e rigorosa para os futuros profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências, e a regulamentação e cadastro dos cursos de graduação e pós-graduação da área foram os assuntos em pauta no segundo dia da 4ª Reunião de Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil. O encontro, que acontece na sede do Crea-SE, reúne coordenadores dos Creas de todo o Brasil.
A necessidade de debater e reavaliar os processos de formação, especialmente nos cursos de EAD, foi amplamente discutida na reunião. Em comum acordo, os coordenadores defendem a melhoria da qualificação dos profissionais que saem das universidades e afirmam que muitos são avaliados em termos de empregabilidade, salário e desempenho, o que afeta sua inserção no mercado de trabalho.
De acordo com Stênio Cuentro, coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, foram aprovadas três diretrizes que visam adaptar a formação acadêmica às exigências contemporâneas do mercado e das inovações tecnológicas: atualização dos projetos pedagógicos e das séries curriculares, criação de um sistema de avaliação do egresso e acreditação das instituições de ensino.
“Esses três pilares compõem a proposta aprovada nesta reunião, que consiste na inserção do Sistema Confea/Crea em um debate mais amplo com o Ministério da Educação, com as instituições de ensino e com a Confederação Nacional da Indústria sobre a questão dos cursos de Educação a Distância”, explica Stênio.
Também foi aprovado pelos coordenadores a proposta de cadastro de cursos de graduação e pós-graduação que ainda não estão catalogados nos Regionais. “O Sistema Confea/Crea centraliza e organiza um conjunto extenso de informações sobre os cursos e profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. Esse banco de dados fornece uma base robusta de informações que pode orientar a atualização dos cursos dessas áreas, incluindo projetos pedagógicos e notas curriculares. O objetivo é utilizar esses dados como um instrumento de avaliação e alinhamento entre nosso Sistema e as instituições de ensino, promovendo uma colaboração focada na modernização dos currículos para atender às necessidades atuais do mercado e da sociedade”, explica o coordenador Stênio.
Visita Técnica
O segundo dia de reunião foi encerrado com uma visita técnica as obras de macrodrenagem da Zona de Expansão de Aracaju, um projeto que visa solucionar os problemas de alagamento recorrentes durante o período de chuvas. Durante a visita, os coordenadores puderam conhecer o projeto e acompanhar o andamento das operações. Andréa Lins, coordenadora da CCEE/SE, ressaltou a relevância da obra para Aracaju, destacando o impacto positivo que trará para a cidade e a população local. “Essa é uma obra de grande porte que atende a uma demanda antiga dos moradores. A engenharia é fundamental nesse processo e foi isso que observamos aqui hoje”, afirmou Lins.