O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) recebe a partir desta quarta-feira (15/7) a 3ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho(CCEEST). O encontro prossegue até a próxima sexta-feira (17/7) com a participação de coordenadores titulares e adjuntos das câmaras dos Creas de todo o País no Hotel Sandrin, na Orla da Atalaia, em Aracaju.
Durante três dias serão discutidas questões de interesse dos profissionais, como normativos e suas aplicações, projetos de lei e representatividade junto às instituições. “Desta reunião serão elaboradas propostas da área de engenharia de segurança do trabalho, as quais serão encaminhadas e analisadas pelo Confea”, explica o presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo, Arício Resende.
Uniformizar e implantar o Manuel de Fiscalização de Engenharia de Segurança do Trabalho com treinamento dos fiscais é um dos assuntos em pauta. Os avanços e desafios na prevenção e proteção contra incêndio e pânico também estará em discussão. Outro tema importante durante esses três dias de reunião se refere à definição das atribuições e atividades para preenchimento ART dos técnicos de segurança do trabalho.
O coordenador nacional, eng. seg. trab. Nelson Burille, que estará presente a reunião, disse que também faz parte da pauta a proposta já enviada ao MEC referente ao novo currículo de curso de pós-graduação/especialização em engenharia de segurança do trabalho.
Câmaras Especializadas
As Câmaras Especializadas dos Creas são instâncias deliberativas que representam um espaço especializado para que os profissionais e as empresas se informem, tirem dúvidas e resolvam todas as pendências no exercício de suas profissões e atividades.
Elas têm por finalidade apreciar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para o aperfeiçoamento das atividades do Conselho Regional, constituindo a primeira instância de julgamento no âmbito de sua jurisdição.