Crea-SE realiza fiscalização na Usina Hidrelétrica de Xingó

Nesta quinta-feira, 6 de junho, a equipe de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) realizou uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada entre os municípios de Canindé de São Francisco, em Sergipe e Piranhas, em Alagoas. Recebidos pelo gerente de manutenção, Fábio Gualberto, os fiscais conduziram uma inspeção minuciosa das instalações da usina. A fiscalização verificou contratos, prestadores de serviços de manutenção elétrica, equipamentos e a qualificação do quadro técnico da empresa.

A ação de fiscalização faz parte do projeto Crea-SE Itinerante, que iniciou suas atividades pelo Alto Sertão de Sergipe. O projeto visa aproximar o Conselho dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências em todas as regiões do estado e também acompanhar de perto as atividades que envolvem as áreas técnicas, buscando assegurar que as boas práticas de engenharia sejam adotadas em todos os empreendimentos.

“A Usina de Xingó, com sua capacidade de gerar energia para milhões de pessoas, desempenha um papel crucial na economia e no desenvolvimento social da região. A segurança de suas operações é vital não apenas para a continuidade do fornecimento de energia, mas também para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade dos recursos hídricos”, avalia Paula Cardoso Braz,  gerente técnica do Crea-SE.

“A fiscalização na Usina Hidrelétrica de Xingó é um exemplo claro do compromisso do Crea-SE com a segurança e a qualidade das obras de engenharia em nosso estado. Através dessas visitas técnicas, garantimos que as operações estejam de acordo com todas as normas vigentes, o que é essencial para a segurança dos trabalhadores, a proteção ambiental e a eficiência energética. A engenharia desempenha um papel crucial nesse processo, e nossa missão é assegurar que as melhores práticas sejam sempre seguidas”, afirma Wlademir Lufran, coordenador de fiscalização do Crea-SE.

Engenharia avançada

A Usina Hidrelétrica de Xingó é uma das maiores do Brasil e um pilar fundamental para o sistema energético do Nordeste. Sua operação envolve uma complexa engenharia que abrange desde a geração e transmissão  de energia, e a manutenção dos equipamentos. Os engenheiros são responsáveis por garantir que cada componente da usina funcione de maneira otimizada e segura, realizando manutenções preventivas e corretivas, monitorando a integridade das estruturas e operando sistemas de controle avançados. A visita técnica do Crea-SE reforça a importância de manter esses padrões elevados de excelência e segurança.

Texto: Iris Valéria de Azevedo