O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe publicaram um manual com diretrizes técnicas para instalação de estações de recarga para veículos elétricos em condomínios residenciais. O Manual é resultado de um estudo técnico desenvolvido por um Grupo de Trabalho criado pela Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) do Crea-SE, em discussão constante com o Corpo de Bombeiros, diante da preocupação com incêndio nas estações de recarga dos veículos elétricos.
A proposta é facilitar o entendimento da sociedade acerca da tecnologia para recarregar veículos elétricos. Além de apresentar informações técnicas e regulatórias para ajudar a garantir que profissionais e consumidores tenham acesso a orientações precisas e atualizadas, com foco na segurança desde a viabilidade técnica à inspeção periódica.
Em sete meses, o Brasil já registra mais vendas de veículos eletrificados que todo o ano de 2023. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
De janeiro a julho deste ano, foram emplacados 94.616 veículos, entre totalmente elétricos ou versões de híbridos.
Segundo o coordenador do Grupo de Trabalho criado para montar o manual, Lalchand Kumar, a demanda chegou ao Crea-SE através de um engenheiro civil, responsável técnico pela produção de planos de combate à incêndios em condomínios.
“Preocupado com a segurança, ele trouxe a situação para nós, foi convidado e participou ativamente das discussões. Agora, temos o resultado”, falou Lalchand.
O engenheiro civil, Vinicius Costa, que provocou o Crea-SE sobre a questão pontuou que o manual vai ser fundamental para direcionar os profissionais, para executar da melhor forma possível as estações de carregamento, para garantir a segurança das edificações e garantir a viabilidade técnica de execução.
“É importante lembrar que não é uma diretriz congelada, então ela sempre vai ter atualizações, assim que as normas forem evoluindo, é importante salientar que o manual pode passar por atualização. Essa é uma grande conquista para profissionais e para sociedade”, finalizou.
O manual está disponível neste link.