Uma noite de homenagens, emoções e agradecimentos.Foi desta forma que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe comemorou com seus funcionários, colaboradores e convidados o encerramento de mais um ano. A Plenária Extraordinária Solene ocorreu nesta segunda-feira (21/12) no Hotel Quality com a entrega de
placas e certificados a 31 conselheiros pelos relevantes serviços prestados ao Sistema Confea/Crea e a toda sociedade sergipana.
A solenidade também foi marcada por um momento especial, a homenagem ao ex-governador de Sergipe, o engenheiro civil, Paulo
Barreto Menezes, hoje com 90 anos de idade. O homenageado foi representado pelo filho, o engenheiro civil, Jorge Bomfim Menezes. “Meu pai não teve condições de comparecer, mas enviou uma mensagem de agradecimento. Disse estar muito feliz e emocionado com a iniciativa do Crea-SE em prestar-lhe esta homenagem. Em nome de todos os meus familiares agradeço essa manifestação de admiração e respeito pelo meu pai e pelo trabalho desenvolvido por eles ao longo dos anos”, disse Jorge Bomfim.
Engenheiro por formação, Paulo Barreto de Menezes, governou Sergipe entre os anos de 1971 e 1975 com foco no desenvolvimento urbano. Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho, os desafios e as conquistas alcançadas pelo ex-governador em sua trajetória política com ênfase para o período em que comandou o Estado de Sergipe. Uma história narrada pelo próprio Paulo Barreto Menezes em vídeo exibido durante a Plenária Solene.
Em um dos trechos ele destacou o leque de obras urbanistas realizadas em seu mandato. Uma delas é a duplicação da Avenida Beira Mar que liga o Centro de Aracaju à Atalaia, interligando a zona central da capital à zona Sul. Também destacou a construção do edifício da Biblioteca Pública Epiphânio Dória, inaugurado em 1974. “Todas têm sua importância, mas pra mim a mais valorosa foi a construção de 97 escolas”, disse ele em um dos trechos do vídeo.
Paulo Barreto de Menezes: “um homem digno”
Visivelmente emocionado, o presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende falou da honra e satisfação de promover a homenagem. “Paulo Barreto de Menezes é uma referência da engenharia sergipana. Um homem digno, de credibilidade que deu valorosa contribuição ao desenvolvimento e bem-estar social. Um gestor que fez grandes obras, mas que faz questão de salientar que sua maior obra foi trabalhar pelo fortalecimento e crescimento da Educação em nosso Estado. É emocionante”, ressalta o presidente do Crea-SE.
Em seu pronunciamento, Arício Resende também destacou a importância das homenagens aos conselheiros. “É um reconhecimento à dedicação e ao profissionalismo de cada um. São profissionais capacitados que enchem de orgulho a engenharia sergipana e que ajudam a construir a imagem participativa e dinâmica do Conselho”, disse ele.
O presidente também ressaltou a importância da participação e do envolvimento dos servidores e colaboradores na busca de uma gestão de qualidade. “Agradeço a cada um pelo empenho; pela competência; pelas sugestões e pelo comprometimento com as metas estabelecidas em minha gestão”, reforçou Arício Resende.
Dos 31 conselheiros que receberam homenagens, 13 encerram o mandato no fim deste mês. São eles:
* Engenheiro Civil Abraão Vieira dos Santos
* Engenheiro Civil Iara Machado Peixoto Sarmento
* Engenheiro Civil Eduardo Francisco de Souza
* Engenheiro Civil Jorge Luiz Sotero de Santana
* Engenheiro Civil Júlio Cezar Silveira Prado
* Engenheiro Civil Verônica Maria Costa de Souza
* Engenheiro Eletricista Alexsandro Meireles Menezes dos Santos
* Engenheiro Eletricista Augusto Duarte Moreira
* Engenheiro Agrônoma Maria do Socorro Peres dos Santos
* Engenheiro Agrônomo Laerte Marques da Silva
* Engenheiro Mecânico Marcos Pedro Ferreira
* Engenheira Química Patrícia Rodrigues Souza
* Geólogo Moacyr de Lins Wanderley
Homenagem aos profissionais que constituíram a comissão que emitiu parecer técnico referente ao desabamento do prédio situado na Rua Poeta José Sales de Campos, bairro Coroa do Meio, em Aracaju SE.
* Engenheiro Civil Nicanor Moura Neto
* Engenheiro Civil Roberto Sales Cardoso
* Engenheira Civil Josafá de Oliveira Filho
* Engenheiro Civil Emerson Meireles de Carvalho
* Engenheiro Civil José Moura Santos
* Engenheiro Civil Demóstenes Araújo Cavalcanti Júnior
* Engenheiro Civil Marcos Antônio de Souza Simplício
* Engenheiro Civil José Francisco das Chagas Filho
* Engenheiro Civil José Roberto Oliveira Santos
* Engenheiro Civil Leonardo Medina Rosário
Homenagem aos profissionais que constituíram a comissão que emitiu parecer técnico referente ao desabamento da ponte José Américo de Almeida, localizada no povoado Pedra Branca, município de Laranjeiras/SE:
* Engenheiro Civil Nicanor Moura Neto
* Engenheira Civil Josafá de Oliveira Filho
* Engenheiro Civil Gilson Correia de Souza;
* Engenheiro Civil Jorge Roberto Silveira;
* Engenheiro Civil Carlos Henrique de Carvalho;
* Engenheiro Civil Emerson Meireles de Carvalho;
* Engenheiro Civil Fausto Messias Pereira Bittencourt;
* Engenheiro Civil Demóstenes de Araújo Cavalcanti Junior.