O controlador do Crea-SE, engenheiro eletricista Alexsandro Meireles representou o Conselho nesta terça-feira (22/11) no lançamento da Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional de 2016/2017 realizado no Plenário II da Câmara dos Deputados. Formada por 239 deputados e 81 senadores, uma das características desse fórum, segundo o deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL) , “é que reúne deputados formados em diversas profissões, além de
engenheiros e agrônomos”.
O deputado disse também que o país tem pressa e precisa solucionar questões graves. Para isso já determinou que a Frente se reunirá duas vezes por mês. O parlamentar sugeriu que durante a realização da próxima Semana Oficial de Engenharia (agendada para agosto, em Belém do Pará), já conte com a participação de parlamentares do fórum, “incrementando ainda mais o diálogo estabelecido com a área tecnológica nacional visando ao desenvolvimento do país”.
Para Murilo Pinheiro, presidente da Federação Nacional de Engenheiros (FNE) e também presente ao lançamento, a Frente Parlamentar “é formada num momento delicado pelo qual o país atravessa e traz a preocupação e o compromisso com a retomada do crescimento”.
Pinheiro enfatizou que os engenheiros devem ser “protagonistas” na projeção da infraestrutura necessária e na recuperação da capacidade de gerar empregos. A união suprapartidária, a disposição de combater a corrupção e a busca de soluções conjuntas pela sociedade também foram destacadas pelo presidente da FNE.
Apoio ministerial
Inicialmente formada por José Tadeu da Silva, Murilo Pinheiro, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e o próprio Lessa, a mesa de trabalhos que anunciou a Frente da Engenharia teve a participação de diversos parlamentares. Entre eles, Zé Silva (SD/MG), Evair de Melo (PV/ES) e Leo Coimbra (PMDB/ES), Pedro Chaves (PMDB-GO) e Carlos Gaguim (PTN/TO). Para o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, presente ao lançamento, “a Frente conta com o apoio do ministério”.
Último a falar na solenidade – José Tadeu reconheceu o trabalho especial do deputado Augusto Coutinho (SD/PE), que defende a federalização do plenário do Confea. “Somos o único Conselho que não tem todos os estados representados e estamos confiantes com a aprovação desse Projeto de lei”, e destacou a integração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção ao fórum. Para Tadeu, “ a Frente Parlamentar Mista da Engenharia significa o chamamento do conhecimento tecnológico para ajudar a reconstrução do país”.