O Crea-SE e sua delegação estão participando da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que teve início no último dia 7 e segue até a próxima quinta-feira, 10 de outubro em Salvador, Bahia. Durante quatro dias, a capital baiana se torna o centro de debates sobre o futuro das engenharias, agronomia e geociências, com uma programação focada no tema “Educação, Tecnologia e Inovação para um Futuro Sustentável”. O evento reúne líderes e profissionais de diversas áreas para uma intensa agenda de capacitação, networking e discussões sobre os principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento do Brasil.
O presidente do Crea-SE, Dilson Luiz de Jesus, destacou a importância do evento e a grandiosidade da 79ª edição da Soea, parabenizando os organizadores pelo sucesso da iniciativa. “A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia é um dos eventos mais relevantes do calendário nacional para os profissionais do Sistema Confea/Crea/ Mútua. Discutir temas tão fundamentais como educação, inovação e tecnologia é imprescindível para o avanço da engenharia e suas áreas correlatas, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável do nosso país”, afirmou o engenheiro Dilson.
Em seu depoimento, ele também parabenizou o anfitrião, o presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, e toda a equipe envolvida na organização da Soea. “Sediar um evento dessa magnitude exige dedicação e visão, e o Crea-BA está de parabéns por proporcionar uma experiência tão enriquecedora. Dilson Luiz também ressaltou a importância da parceria com a Mútua, que viabilizou a participação da delegação do Crea-SE no evento. “Agradecemos imensamente à Mútua por ser uma parceira estratégica. Graças ao seu apoio, nossa delegação pôde estar presente, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento e a qualificação dos profissionais registrados no Crea-SE”, destacou.
Na abertura do evento, o presidente do Confea, Vinicius Marchese, enfatizou o papel do Sistema na construção de um futuro mais próspero para o Brasil. Em seu discurso, Marchese lembrou que as profissões da área tecnológica são centrais na luta contra a desigualdade social, destacando que a falta de infraestrutura é um dos maiores problemas enfrentados por regiões com baixos índices de desenvolvimento humano no país. Ele também agradeceu a todos os envolvidos na organização da Soea, reconhecendo o trabalho colaborativo que resultou em um evento de grande impacto.
O anfitrião e presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, saudou os participantes e compartilhou a emoção de sediar a 79ª edição da Soea em Salvador. “É com imensa alegria que recebemos todos vocês aqui em Salvador. Hoje, é um dia especial. A primeira Soea aconteceu em 1940, promovida pelo Confea, e agora, o estado da Bahia realiza sua quinta edição. Este evento foi concebido para reunir profissionais e discutir as importantes temáticas que o Confea nos apresenta, que são fundamentais para a engenharia, a indústria, a mineração e a agricultura. Essas discussões serão o legado desse evento. Agradeço a presença de todos os profissionais e a todos que compõem o Crea-BA. Minha principal mensagem é: sorria, você está na Bahia!”, finalizou.
Já o diretor presidente da Mútua, Joel Krüger, ressaltou a relevância da Soea para a troca de experiências, conhecimento e inovação. “Após a pandemia, tivemos Soeas brilhantes em Goiânia e, no ano passado, em Gramado. Estou certo de que a Soea na Bahia será igualmente notável. Mais do que números, o que realmente importa é a qualidade, proporcionada tanto pelos palestrantes quanto pelos participantes”, afirmou Krüger.