CONFIRA MAIS FOTOS. CLIQUE AQUI
Com uma participação marcante, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) se destacou na 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), o maior evento da área tecnológica do país que teve como tema “A importância da engenharia na soberania nacional”. A delegação do Conselho composta por conselheiros, profissionais e convidados, não apenas marcou presença, mas contribuiu ativamente nas discussões e debates que moldaram o evento. A Soea ocorreu no período de 8 a 11 deste mês de agosto no Centro de Convenções Serra Park, em Gramado (RS).
“A Soea é um espaço importante para o compartilhamento de conhecimento e avanços da engenharia, agronomia e geociências, sendo um evento inspirador para todos os profissionais. É muito gratificante ver nossos conselheiros, profissionais e convidados não apenas representando nosso Crea, mas também enriquecendo o evento com ideias e perspectivas inovadoras, o que reflete nosso compromisso com a excelência, com a busca constante por soluções inteligentes e com o fortalecimento da comunidade tecnológica”. É o que afirma o presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira que, na ocasião, destacou o apoio da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais dos Crea) como sendo fundamental para a participação da delegação do Conselho na Soea.
A grandiosidade da Soea foi consolidada com a presença de 5.625 participantes, reunindo profissionais renomados, estudantes promissores, pesquisadores e especialistas das geociências. A oferta de quase 160 palestras, distribuídas em 78 painéis, ofereceu um panorama abrangente das últimas tendências e avanços em tecnologia, engenharia e agronomia.
O evento foi agraciado com a presença de renomados palestrantes, como o cientista paquistanês radicado nos Estados Unidos, Rattan Lal, vencedor do Prêmio Nobel da Paz e do Prêmio Mundial da Alimentação. O pesquisador abordou o tema “Como a agricultura brasileira pode contribuir para a sustentabilidade global e o sequestro de carbono”. O evento também foi enriquecido com a presença da Engenheira Mecânica e Aeroespacial da NASA, Aprille Ericsson. Com a experiência de haver trabalhado em todas as fases de uma missão espacial, Aprille apresentou algumas dessas etapas de sua atuação profissional, em torno de ferramentas como mapas artificiais, ou o telescópio James Webb , que levou 28 anos para ser construído e possibilita compreender a origem e a expansão do universo, desde seu lançamento em 25 de dezembro de 2021. A importância das investigações desenvolvidas pela Agência Espacial Norte-Americana sobre o aquecimento global e a mudança climática também foi abordada pela palestrante.
Outra participação marcante foi do climatologista brasileiro Carlos Nobre, conhecido pelo trabalho no campo da ciência do clima e suas contribuições para a compreensão das causas e consequências dos eventos climáticos. O palestrante fez uma explanação detalhada sobre o sexto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de 2021 e 2022 e deixou claro que os dados apresentados são um alerta vermelho para humanidade.
De acordo com o climatologista, um dos resultados é o calor extremo que matou na Europa 61 mil pessoas no verão do ano passado, acometendo principalmente idosos e mulheres. Inteligência artificial e o metaverso; Tecnologias disruptivas; criatividade na era digital, sob o ponto de vista da inovação também foram temas que atraíram grande público no espaço da Soea, bem como a certificação profissional – tendências e panorama mundial, um diálogo que foi conduzido pelo presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (Fmoi), eng. José Vieira.
A 78ª edição da Soea foi encerrada na noite da sexta-feira, 11 de agosto, com a passagem da bandeira do evento para o próximo anfitrião, o Crea-BA