O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), por meio do Programa Mulher lança na próxima terça-feira (23) a campanha de arrecadação de itens de higiene com o intuito de ajudar no combate à pobreza menstrual. As doações serão repassadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa também tem por meta abrir ainda mais espaço para a discussão sobre a falta de acesso a produtos de higiene durante o período menstrual.
Além de absorventes é possível doar outros produtos de higiene pessoal, como escova e creme dental, shampoo, condicionador, sabonete e desodorante. “A pobreza menstrual é um problema de saúde pública que vai muito além da falta de dinheiro para comprar produtos de higiene menstrual adequados. Ela denuncia um problema global da falta de acesso à água, saneamento básico e desigualdade social”, alerta a coordenadora adjunta do Programa Mulher do Crea-SE, a engenheira Ana Carolinne Aragão Santos ao reforçar que ações para combater a pobreza menstrual são mais que necessárias.
Nessa iniciativa, o Crea-SE conta com o apoio da Mútua-SE ( Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea); Aease; Senge; Asesa e CreaJr-SE. A ação visa mobilizar não somente os profissionais de engenharia, mas a sociedade em geral. “A falta de dignidade na menstruação é um reflexo da desigualdade de gênero e é agravado pelo tabu em torno da menstruação. É preciso enfrentar juntas esse problema”, avalia Carolline.
Como doar
Os locais de arrecadação foram montados quatro pontos de coleta. Confira!