O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), em parceria com a Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea) lançou a nova etapa do Programa Qualifica Crea-SE. A iniciativa reforça o compromisso do Conselho com a capacitação técnica e o desenvolvimento profissional de engenheiros, agrônomos e geocientistas, adaptando-se às demandas do mercado de trabalho. O lançamento ocorreu na última Sessão Plenária Ordinária de 2024, realizada segunda-feira (9) na sede do Conselho.
Com um formato inovador, o Programa oferecerá 10 cursos gratuitos abrangendo áreas estratégicas como gestão, tecnologia e finanças. Ao todo, serão 600 horas de capacitação com o objetivo de preparar os profissionais para os desafios atuais e abrir novas possibilidades em suas carreiras. A expectativa é beneficiar mais de 780 profissionais.
Os cursos serão realizados nos formatos presencial e online. O Programa é composto pelos cursos de Excel para Engenharia, Marketing para Engenharia, Contabilidade e Finanças aplicadas à Engenharia, ORSE, Licitação de Obras 2.0 , MS Project; Orçamentos de Obras; Avaliação de Imóveis; Precificação de Projetos e Operação de Drones.
Inscrições
As inscrições para os cursos começarão no dia 16 de dezembro. Os profissionais que forem registrados e adimplentes junto ao Crea-SE terão muitas vagas, mas os que também forem associados e adimplentes junto à Mútua terão mais ainda, pois as chances no sorteio aumentam, isso porque poderão disputar tanto as vagas disponibilizadas pelo Conselho quanto as vagas destinadas aos associados da Mútua”, explica o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz.
Ele ressalta que o lançamento da nova etapa do Programa Qualifica Crea-SE representa mais que uma iniciativa de capacitação. “É uma ação estratégica do Conselho para fortalecer a atuação dos profissionais de engenharia, agronomia e geociências em um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Essa é uma resposta concreta do Crea-SE às demandas do setor produtivo e às necessidades dos profissionais, que buscam constantemente se aprimorar para enfrentar os desafios impostos pela evolução tecnológica e pelas transformações econômicas”, enfatiza Dilson.
Dilson também ressalta que parte dos recursos para o funcionamento do Programa é oriunda de multas aplicadas pelo Conselho. “Esses valores, em conformidade com a legislação vigente, são revertidos para ações que promovem a capacitação e o fortalecimento da atuação profissional, garantindo maior eficiência no retorno para a sociedade. O Programa também conta com o total apoio da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea).
“Como braço assistencial do Sistema Confea/Crea, a Mútua tem orgulho de apoiar iniciativas que promovam a educação continuada e a capacitação técnica. Investir em qualificação profissional é investir no futuro das nossas categorias, contribuindo para a sua valorização e para o desenvolvimento sustentável da sociedade. A Mútua reafirma seu compromisso em ser parceira estratégica do Crea-SE nesse e em outros projetos que fortaleçam nossos profissionais. É uma parceria que esperamos ampliar, pois acreditamos que iniciativas como o Programa Qualifica são essenciais para consolidar a excelência e a competitividade dos nossos profissionais”, frisa Daniel Brito, diretor geral da Mútua-SE.