Crea-SE intensifica fiscalização em Itabaiana para garantir conformidade das obras

Nos primeiros quatro meses 121 ações fiscalizatórias foram realizadas em Itabaiana.

O município de Itabaiana, localizado na região agreste de Sergipe, vem experimentando um crescimento significativo no setor imobiliário, com um aumento expressivo no número de empreendimentos voltados para a construção de condomínios e loteamentos residenciais. Esse cenário de expansão é acompanhado de perto pela fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), que tem atuado com frequência na região com o objetivo de assegurar que as obras em execução estejam em conformidade com as normas técnicas e regulamentações vigentes, garantindo a segurança e a qualidade das construções.

Fiscalização no Loteamento Santo Antônio, empreendimento com 415 unidades residenciais.

No primeiro quadrimestre deste ano, o Crea-SE realizou 121 ações fiscalizatórias em Itabaiana. Dessas ações, 23 resultaram em autos de infração, sendo que quatro deles foram relacionados ao exercício ilegal da profissão. A mais recente operação foi concentrada no Loteamento Santo Antônio, uma área com 415 unidades residenciais construídas e em construção. Durante a operação, foi realizado o mapeamento das casas em construção e coletadas informações que embasarão a elaboração de um relatório técnico.

No primeiro quadrimestre de 2024 foram 1.456 ações fiscalizatórias realizadas em todo o estado.

O relatório abordará diversos aspectos, como o cumprimento das normas técnicas e legislações relacionadas à construção civil, a qualificação dos profissionais responsáveis pelas obras e a execução dos serviços por profissionais habilitados e registrados no Conselho. Segundo o Coordenador de Fiscalização do Crea-SE, Wlademir Lufran Marques, essa ação é fundamental para garantir a segurança e a qualidade das construções no município.

Para o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, a fiscalização não deve ser vista como uma adversária do desenvolvimento, mas sim como uma aliada, uma garantia de que o crescimento do município ocorra de forma ordenada, segura e sustentável. “Nossas ações visam assegurar que as obras em andamento sigam os padrões técnicos e normativos, garantindo não apenas a qualidade das construções, mas também a segurança e o bem-estar da população. Estamos empenhados em continuar nosso trabalho para contribuir positivamente para o progresso de Itabaiana e de todo o estado de Sergipe”, ressalta Dilson.