Crea-SE impulsiona o crescimento profissional no Baixo São Francisco com o Programa Jovem Engenheiro:

Com a participação de engenheiros dos municípios do Baixo São Francisco, o Crea-SE promoveu em Japoatã um encontro com os profissionais para a apresentação do Programa Jovem Engenheiro. Ao abrir o evento, o presidente do Conselho, Jorge Roberto Silveira, ressaltou que considera essencial para o fortalecimento do Sistema e o progresso das profissões da engenharia, agronomia e geociências o investimento nos jovens profissionais. Nesse contexto, Silveira destacou a importância de proporcionar cursos de capacitação e oportunidades de aprendizado como pilares fundamentais para o desenvolvimento dos recém-formados. “É um dever do Conselho apoiá-los e prepará-los adequadamente para a transição da vida acadêmica para o mercado de trabalho. Foi neste contexto e com esta proposta que criamos o Programa Jovem Engenheiro, para ser um espaço acolhedor”, reforça o presidente.

Os participantes do evento conheceram os objetivos do Programa, os quais foram apresentados pela vice-presidente do Crea-SE, a engenheira química Helenice Garcia. Ela destacou que o Programa tem como foco principal oferecer suporte, orientação e oportunidades para o desenvolvimento profissional dos participantes. No entanto, enfatizou que o comprometimento individual de cada profissional com seu crescimento na carreira também desempenha um papel crucial. Isso engloba a participação ativa em eventos, a busca por oportunidades de aprendizado e a participação em atividades de networking e projetos, como é o caso do Programa Jovem Engenheiro. A vice-presidente destacou a importância desse engajamento como um dos componentes essenciais para o sucesso na jornada profissional.

Vice-presidente do Crea-SE, Helenice Leite Garcia

Como parte da programação, duas palestras foram realizadas. A primeira, intitulada “Importância da atuação da engenharia de pesca visando à produtividade e sustentabilidade,” foi ministrada com expertise pelo engenheiro de pesca, Ricardo Evangelista. Esta palestra abordou a relevância da engenharia de pesca nas práticas sustentáveis, contribuindo para a produtividade e o bem-estar ambiental.

Eng. de Pesca, Ricardo Evangelista

A segunda palestra, “Preenchimento prático e seguro da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica),” foi conduzida pela assessora técnica do Crea-SE, Paula Braz. Durante a apresentação, os profissionais presentes receberam orientações valiosas sobre como realizar o preenchimento do documento de maneira segura e eficiente, garantindo o cumprimento das exigências da legislação vigente. O tema suscitou uma significativa interação entre os participantes, que levantaram questionamentos e esclareceram dúvidas pertinentes ao assunto.

Assessora Técnica, Paula Braz

Agradecimento
Ao encerrar a programação, o presidente Jorge Silveira expressou seu agradecimento a todos os profissionais que participaram do evento. Também frisou e agradeceu o apoio dado pela Prefeitura de Japoatã ao ceder espaço para a realização do evento, contribuindo desta forma para fortalecer as engenharias, a agronomia e a geociências na região.