Em meio a pandemia do novo Coronavírus, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) tem recorrido a tecnologia para manter a rotina das atividades. Com o uso de plataformas específicas, que viabilizam a transmissão de imagens e áudios, os colaboradores atuam em sistema home office atendendo virtualmente profissionais e empresas do Sistema.
Os investimentos direcionados a soluções tecnológicas também possibilitam a realização de reuniões e consultas, por meio de videoconferência, fundamental no atual cenário de restrição de mobilidade, com a limitação para encontros e atendimento presenciais. Dentro dessa nova realidade, a Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica CEEMM) realizou sua primeira reunião virtual com uma pauta composta por 52 processos sobre os mais diversos assuntos, além de protocolos internos e comunicações.
Para o coordenador da CEEMM, Caio Francisco da Silva Santana, o Crea-SE está bem estruturado na área tecnológica, o que garante a realização de videoconferência de forma segura e dinâmica e, claro, permite o andamento de processos de profissionais e empresas que dependem de aprovação dos conselheiros.
O suporte tecnológico que o Crea-SE disponibiliza é resultado de investimentos feitos nos últimos cinco anos. “No início da gestão do presidente Arício Resende compramos um novo rack e o montamos com dois servidores DELL de última geração, assim podemos virtualizar em servidores modernos todo o nosso data center, como o servidor do site, servidor de emails, servidor de domínio, servidor de arquivos digitalizados, o que garantiu escalabilidade para criar servidores virtuais que nos supre até hoje. Também aumentamos a banda de internet, o que melhorou potencialmente a conexão”, explica Karlos Edwardo Xavier Góis, gerente de Tecnologia da Informação do Crea-SE.
Ele ressalta que todo o investimento feito na área tecnológica foi fundamental para a transição da nova sistemática de trabalho imposta diante da necessidade do isolamento social, devido a pandemia. “ Implantamos todas as configurações necessárias; preparamos os colaboradores e hoje toda nossa rede de serviços e dados podem ser acessados à distância de forma ágil e segura”, garante Edwardo.
Para o presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo, Arício Resende Silva a modernização do setor de tecnologia do Crea sempre foi uma prioridade em sua gestão. “ A tecnologia é uma importante aliada em qualquer gestão estratégica porque vivemos em um mundo altamente globalizado, o que exige a melhoria constante na qualidade dos serviços prestados. Na atual era da Informação, o uso estratégico da tecnologia da informação e a administração dos recursos de informática são necessários para acompanhar todo este processo de transformação digital que exige agilidade, segurança e precisão”, avalia Arício Resende.
Texto: Iris Valéria de Azevedo (Assessora de Comunicação)
Muito bom saber que os serviços continuam! Grande abraço s todos!