O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) e o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) assinaram na tarde desta segunda- feira (10/8) o Termo de Cooperação Técnica que fortalece a parceria para fiscalização da regularidade de projetos e obras públicas executadas pelo Estado e municípios sergipanos. No ato da assinatura, na sede do Conselho, os presidentes do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende e o da Corte de Contas, conselheiro Carlos Pinna de Assis reforçaram a importância da atuação conjunta para o aprimoramento das ações fiscalizatórias.
A parceria tem como objetivo a troca de informações sobre as obras e serviços públicos executados no estado de Sergipe, a fim de permitir a identificação da regularidade na elaboração dos projetos, orçamentos, execuções de obras, fiscalização ou prestações de serviços que envolvam as áreas de Engenharia, Agronomia e atividades afins e
correlatas, em que seja uma das partes as unidades jurisdicionadas pelo TCE/SE
Para o presidente do TCE-SE, a iniciativa representa um momento histórico e de grande importância. O conselheiro afirma que no momento está em análise pelo Tribunal mais de um bilhão de reais em obras públicas. ‘É um grande volume e que, certamente, passa a ser uma tarefa mais fácil e eficaz com cooperação dos profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe. O Tribunal se sente honrado, gratificado e agradecido por essa cooperação”, reforça Carlos Pinna.
De acordo com o presidente do TCE ao oficializar esta parceria, o Tribunal completa a sua aproximação com os órgãos de maior expressão da representatividade profissional de Sergipe. “Nossa ação não seria completa se não integrasse os engenheiros e os agrônomos, que têm na história do Brasil uma representação muito altiva e reivindicatória em favor de medidas certas e boas, mas também uma representação politicamente definida e eficaz com posicionamentos importantes para a sociedade” reforça o conselheiro.
O presidente do Crea-SE destaca que o Termo de Cooperação Técnica também representa, o aperfeiçoamento técnico dos profissionais envolvidos e o desenvolvimento de novas metodologias que promovam melhores resultados na execução e controle de obras de Sergipe. “Nossa responsabilidade aumenta. Como órgão fiscalizador temos a obrigação de atuar com responsabilidade e qualidade, pois o resultado do nosso trabalho vai refletir diretamente na sociedade”, disse ele.
O engenheiro Arício Resende destacou a importância da parceria com o Tribunal de Contas. “Essa ação conjunta com os órgãos públicos é fundamental para qualificar e ampliar as ações de fiscalização das obras públicas. É um trabalho que vai resultar em bons frutos para toda a sociedade”, garante ele.
A assinatura do Termo de Cooperação é uma ação pioneira e que deve ser exemplo para os demais Creas do Brasil. É o que afirma o conselheiro federal do Sistema Confea-Crea, Gustavo Braz. “Arício Resende está de parabéns pela iniciativa”, reforça ele.
O conselheiro Ronald Donald falou das expectativas diante da nova parceria firmada e parabenizou Arício Resende por mais esta ação em favor da engenharia do Estado.
Na solenidade de assinatura estiveram presentes Antônio Álvaro de Carvalho, diretor de Controle Externo de Obras e Servidores do TCE-SE: Jorge Bomfim, coordenador de Engenharia do TCE-SE; a diretora de Comunicação e Mídias do TCE-SE, Acácia Trindade; o deputado estadual por Alagoas, Inácio Loiola Damasceno Freitas; conselheiros, funcionários e convidados do Crea-SE.
Fotos: Jorge Henrique