O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) oficializou na tarde desta segunda-feira, 1/02 a renovação de 1/3 do Plenário mediante a posse dos novos conselheiros Titulares (e seus respectivos Suplentes) que terão mandato para o período 2016/2018. A cerimônia aconteceu no auditório do Crea durante a primeira plenária 2016 com a assinatura do termo de posse. Os novos Conselheiros- num total de 24- representam Instituições de Ensino Superior e Entidades de Classe de profissionais de nível superior e médio da área tecnológica.
Anualmente, o Plenário renova um terço de sua composição, através de eleições diretas nas Entidades de Classe ligadas ao Sistema Confea/Crea, com vagas proporcionais aos profissionais representados pela instituição, garantindo a pluralidade e a participação democrática. Para o presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende a posse desses profissionais também significa o fortalecimento das entidades que hoje fazem parte do Conselho.
Também foram empossados os membros da diretoria executiva e os representantes do Plenário nas Câmaras Especializadas para o exercício 2016. Na sessão foi definida ainda a composição das Comissões Permanente e eleição do Coordenador (. Comissão de Ética Profissional – CEP; Comissão de Meio Ambiente – CMA; Comissão de Educação – CEDU; Comissão de Renovação do Terço – CRT; Comissão de Segurança do Trabalho – CST; Comissão de Orçamento – CO; Comissão de Tomada de Contas – CTC); das Comissões Especiais e eleição do Chanceler, Coordenador e Coordenador Adjunto (Comissão do Mérito – CMérito; Comissão Especial de Sindicância e Inquérito – CSI).
Plenário
O Plenário do CREA-SE é a instância máxima do Conselho. É composto por 35 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes indicados pelas Entidades de Classe e Instituições de Ensino ligadas às áreas de Engenharia e Agronomia . Entre as inúmeras funções do Plenário estão: decidir, em grau de recurso, as questões enviadas pelas Câmaras Especializadas e baixar Atos Normativos para fiscalização do exercício profissional.
O acompanhamento das reuniões mensais é aberto a todos os profissionais das áreas tecnológicas. Para participar como conselheiro, as vagas são preenchidas de maneira que as Instituições de Ensino têm direito a uma indicação cada uma e as Entidades de Classe indicam representantes em número proporcional ao de profissionais vinculados a ela (com registro regular junto ao CREA-SE).
Diretoria Executiva- exercício 2016
DESEJO À TODOS OS DIRETORES, CONSELHEIROS E DEMAIS MEMBROS DO CREA/SE UMA FELIZ E PROFÍCUA GESTÃO!!!